A peça teatral “O Julgamento da Cigarra” volta em cartaz no dia 25 de agosto, às 20h no Auditório do Colégio São José e São Geraldo que fica na Rua Ceará, 120, Centro, Divinópolis. A apresentação será beneficente. O ingresso será um brinquedo novo ou em bom estado de conservação. Toda a arrecadação será distribuída na semana da criança pelos Doutores Palhaços.
A obra de Augusto Fidelis, ex-presidente da Academia Divinopolitana de Letras, foi adaptada ao teatro pela diretora e coordenadora do grupo Doutores Palhaços, Cidah Viana. Em 2007 ela foi apresentada pelos adolescentes do Grupo Teatral Pé no Chão e agora ganha uma repaginada com atores adultos.
Com uma releitura da tradicional fábula de La Fontaine, “A Cigarra e a Formiga”, que sempre deixa a moral da história, Augusto Fidélis foi mais longe, quis valorizar o artista, no caso a cigarra cantora, e fazer um julgamento onde todos opinariam sobre o que seria melhor para a sociedade formigalense: apenas trabalhar, ou trabalhar com alegria?
O autor ainda utiliza como pano de fundo a política, tema tão polêmico e atual. A obra tem citações de Rui Barbosa sobre a diferença entre a verdadeira política: “que é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas ou tradições respeitáveis” e o que infelizmente vivemos hoje: “a politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais”.