Equipamentos serão utilizados na cidade e no estado durante o período eleitoral deste ano; eleições ocorrem em 15 dias
Foi realizado na última terça-feira (27), em frente à porta da Escola Municipal Cetepe, em Divinópolis, o teste de drones remotamente pilotados. Eles serão utilizados pela Polícia Federal durante o período eleitoral deste ano, a fim de auxiliar ospoliciais na prevenção e repressão de crimes eleitorais.
Os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. Diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia.
Os equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. O uso dos drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não
envolvidos em situação criminosa, o que se torna relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a pandemia do novo coronavírus.