A partir de janeiro, as unidades de saúde de Divinópolis vão oferecer gratuitamente a vacina contra HPV para meninos e a Meningocócica C para ambos os sexos, na faixa etária de 12 e 13 anos. As doses foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação pelo Ministério da Saúde.
Na cidade, de acordo com a enfermeira da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Raquel Silva Assunção, o público alvo para a vacinação contra HPV é de aproximadamente 3.500 meninos de 12 e 13 anos. Já para a vacina Meningocócica C, cujo público da mesma idade é de ambos os sexos, o número chega ao dobro.
O anúncio foi feito hoje pela Prefeitura em comunicado, com a garantia de que as vacinas serão oferecidas em 36 unidades de saúde do município, já a partir da primeira semana de janeiro, no horário normal de atendimento de cada local.
Vacina meningocócica C (conjugada)
No primeiro ano de introdução (2017) a vacina será disponibilizada para ambos os sexos, para a faixa etária de 12 a 13 anos, considerando um reforço ou dose única, conforme situação vacinal. Até 2020 a faixa etária será ampliada gradativamente a partir de 9 anos de idade.
Vacina HPV Quadrivalente
Meninos: Neste primeiro ano de introdução (2017), a vacina HPV será disponibilizada para a faixa etária de 12 a 13 anos de idade. Até 2020 a faixa etária masculina será ampliada gradativamente para meninos a partir de nove anos de idade. Meninos e homens vivendo com HIV/Aids, entre 9 e 26 anos de idade deverão receber a vacina com esquema de três doses.
O objetivo da vacinação para a população do sexo masculino é prevenir câncer de pênis e verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer do colo do útero e vulva nas mulheres, prevenindo também os casos de câncer de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.
Meninas: faixa etária de 9 a 14 anos. Adolescentes com 14 anos de idade poderão iniciar o esquema vacinal, desde que complete o complete antes de 15 anos, respeitando o intervalo de 6 meses entre as duas doses. Permanece o esquema de 3 doses para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade, que vivem com HIV/Aids.