A reunião foi em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

 

A sexta-feira (11) foi dia de mais uma rodada de discussão sobre a duplicação da MG-050, no trecho urbano de Divinópolis. Parte do projeto apresentado em dezembro do ano passado é contestado por lideranças políticas, empresarias e comunitárias. Hoje, uma reunião com o secretário de Estado de Obras, Murilo Valadares “enterrou” a antiga proposta.

O Estado deverá assinar um termo aditivo complementando o valor do investimento para alteração do projeto. O acréscimo pode chegar a R$ 8 milhões. O contrato anterior da Nascentes das Gerais previa intervenções beneficiando apenas pedestres e dificultando o acesso, principalmente, de veículos pesados entre os bairros Nossa Senhora da Conceição/Serra Verde e Alvorada.

É uma região que tem crescido bastante, principalmente no comércio com o volume do tráfego pesado de caminhões.

A reunião foi em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

A reunião foi em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)

“Saímos daqui com a palavra do secretário e ele estará autorizando esses aditivos, esses acréscimos para as obras. Com certeza com obras definitivas, não são apenas para essa geração. São obras que vão assegurar que no futuro Divinópolis terá condições muito melhor do que estava previsto no contrato original”, afirmou o deputado federal, Jaime Martins.

O projeto original da Nascentes das Gerais prevê a duplicação do Km 123,6 ao Km 127,25 com a construção de uma passagem inferior de veículos e pedestres. A passarela existente seria mantida.

“O que estava no contrato original era inaceitável. Praticamente estabelecia-se a impossibilidade de atravessar de um lado por outro na MG-050. Isso parece que está definitivamente enterrada”, completou.

Duplicação

Esta é apenas uma das três etapas de duplicação. Esta etapa em discussão foi dividida e as obras começaram no dia 26 de agosto. As intervenções começaram com a construção de viadutos no trevo que liga a cidade à BR-494, sentido Nova Serrana.

Também está previsto as obras do trevo do bairro Icaraí – acesso ao Centro Industrial e na entrada da Avenida JK. Ainda não há previsão de início das obras destas outras duas etapas, mas a previsão de conclusão, segundo o cronograma, é de dezembro de 2016.