Antonio Andrade
Na manhã da última terça-feira os amantes de cervejas especiais deram de cara com uma notícia, no mínimo, interessante. Ambev teria comprado a cervejaria Wäls e agora ela se uniria a Bohemia. Na postagem na página oficial da cervejaria mineira os seguidores não perdoaram; os comentários iam desde “R.I.P Wäls” a “milho e arroz em cervejas especiais”. A Ambev, em nota, tratou de retificar que não modificará em nada as formulas consagradas da mineira, mas quer agregar tecnologia, distribuição e acesso a ingredientes e, em troca, vai contar com o conhecimento do mercado de cervejas artesanais, no qual a Wäls opera desde 1999.
Mas o fato é que a maior empresa de bebidas do País já estava de olho e se sentindo incomodada com o crescimento do setor cervejeiro artesanal e a Wäls, segundo os dados divulgados, tem um faturamento anual de cerca 9 milhões de reais e produz 500 hectolitros de cerveja por mês, além de, recentemente conseguir um feito inédito para o Brasil na World Beer Cup. Na premiação de 2014, o rótulo tupiniquim Dubbel ganhou a medalha de ouro na categoria “Belgian Dubbel” e a Quadruppel ficou com a medalha de prata no grupo de “Outros Estilos Belgian Ale, desbancando 1.400 cervejarias de 58 países. Eram 4.800 rótulos inscritos. Um feito incrível.
Para acalmar os ânimos, as parceiras já anunciaram uma receita exclusiva: A Saison d’Alliance. A cerveja têm matérias-primas globais, possibilitado pela Bohemia, e toda a criatividade da Wäls. A Saison d’Aliance leva especiarias de sálvia, gengibre e hortelã e está sendo fermentada com uma cepa de levedura original da região da Valônia, interior da Bélgica – a mesma utilizada na produção da marca Leffe.
Nós da Hicks Artesanais acreditamos (ao contrário dos “beerchatos”) que a qualidade da cervejaria será mantida, é só ver a Eisenbahn e a Baden Baden (adquiridas pela Brasil Kirin) que continuam com os mesmos preços e lançam rótulos atrás de rótulos sempre agradando.
Não há porque cair de qualidade, ao contrário, acreditamos que não só a qualidade, mas certamente a produção irá aumentar, tornando os preços ainda mais acessíveis.