Poliany Mota
Após as denúncias do vereador Nilmar Eustáquio (PSC), na reunião plenária de terça-feira (24), sobre o não atendimento de hospitais e consultórios ao plano de saúde São João de Deus, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Edimilson Andrade (PT), saiu em defesa da instituição e anunciou, na última reunião do semestre, nessa quinta-feira (26), que após o recesso parlamentar será realizada uma audiência pública.
“Se quiser falar, vamos debater, mas vamos desenterrar muita coisa errada nessa cidade. Falar do Hospital São João de Deus só eu não aceito. Para mim ele é um dos maiores patrimônios, que 54 cidades dependem”. “Iremos fazer uma audiência pública seríssima a respeito da questão do plano de saúde, porque é uma coisa muito grave que está acontecendo. Eu estou reunido semanalmente com a promotoria, direção e até donos de plano de saúde e o Nilmar Eustáquio nos trouxe informações de que o hospital Santa Lúcia não atende mais ao plano São João de Deus”, pronunciou.
O presidente da Comissão de Saúde afirmou que é necessário dar ao São João de Deus um direito de resposta e também acusou os demais planos e hospitais de não oferecem o suporte necessário aos usuários.
“Está na hora de chamar os responsáveis, tanto os prestadores de serviço como o São João de Deus, para que possa também fazer a sua defesa aqui, junto aos vereadores. […] Não existe hospital em Divinópolis que tem pronto socorro. Todas as pessoas que estão feridas vão para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], mesmo as que pagam plano de saúde. Nós temos que discutir. A UPA já sofre com os pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde] ainda vai ter que arcar com médico pediatra e ortopedista para plano de saúde”, questionou.