Partido permitiu desfiliação sem perda de mandato reconhecendo “justa causa”; Vereador diz não ter relacionamento com o PSDB local
O vereador de Divinópolis Edsom Sousa deixará o Cidadania com a federação com o PSDB para as eleições deste ano. A solicitação para desfiliação sem perda de mandato foi solicitada ao diretório estadual. Em resposta, nesta terça-feira (22/3), o partido reconheceu “justa causa” permitindo a desfiliação.
“O Cidadania de Minas Gerais, considerando a formação de federação entre esta agremiação e o PSDB, ficando vencida a posição defendida pelo Diretório de Minas Gerais, reconhece a existência de justa causa para a desfiliação do vereador Edsom Jose de Sousa, uma vez que a referida federação inviabiliza a manutenção dos compromissos que foram assumidos nas eleições de 2020.
Em face de tais considerações, declaramos nossa expressa anuência para a desfiliação do vereador Edsom Jose de Sousa do Cidadania, nos termos do disposto no § 6º, do art. 17, da Constituição da República.”, consta no ofício assinado pelo presidente estadual João Vítor Xavier Faustino.
Ao solicitar a desfiliação, o vereador diz não concordar com a federação e que há “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário do Cidadania”
“Todo mundo sabe, historicamente, que o PSDB de Divinópolis nunca tivemos um relacionamento”, afirmou ao PORTAL GERAIS.
“Como pré-candidato a deputado estadual, não acredito nesta federação entre o Cidadania e o PSDB, não acredito neste projeto político”, completou.
Agora, o parlamentar irá se reunir com o advogado para definir quais serão os próximos passos, incluindo a possibilidade de uma filiação para disputar o pelito deste ano. A justiça eleitoral deverá ser notificada.
Sobre o novo partido, ele diz ter conversado com o PV do vereador Rodyson do Zé Milton, além de outras legendas.
“Mas vou olhar com muita cautela, carinho, por que não tem nada resolvido”, enfatizou.