Vereador reeleito derrotou chapa que tinha apoio do irmão do prefeito Gleidson Azevedo
O vereador Eduardo Print Jr. (SD) foi eleito presidente da câmara de Divinópolis, nesta sexta-feira (01). Ele derrotou a chapa de Ademir Silva (MDB) que contou com o apoio de Eduardo Azevedo (PSC) – irmão do prefeito Gleidson Azevedo (PSC). Print Jr. conquistou 11 votos, contra cinco do adversário que tinha na chapa a vereadora mais votada da história da cidade, Lohanna França (Cidadania) como vice-presidente. Também integravam Ana Paula do Quintino (PSC) e Edsom Sousa (Cidadania).
Ao lado de Eduardo foram eleitos, Roger Viegas (Republicanos) como vice-presidente; Zé Braz (PV), 1.º secretário; e Israel da Farmácia (PDT), 2.ª secretário.
O presidente eleito Eduardo Print Jr. (PSBD) falou sobre as prioridades para o próximo biênio na Câmara Municipal e se colocou à disposição do prefeito eleito para ajudar na melhoria da cidade.
“É um grande desafio para essa nova Mesa, mas acreditamos que podemos avançar mais e estreitar o relacionamento com a sociedade. Trabalhando em parceria com o Poder Executivo, sem perder nossa autonomia, firmeza e função legisladora, queremos maior participação, que o Poder Legislativo esteja mais próximo das comunidades, fora do espaço dos plenários da Casa. Também vamos trabalhar pelo fortalecimento da imagem do Poder Legislativo. Queremos garantir produtividade, responsabilidade e a votação de projetos importantes e necessários para nossa cidade. Quero agradecer aos demais membros da Mesa Diretora Eleita que se somam comigo nesse projeto de construir uma nova Câmara Municipal”.
Segundo o próximo vice-presidente, Roger Viegas (Republicanos), o desafio da Mesa Diretora será trabalhar pela melhoria da qualidade de vida do cidadão divinopolitano, sensibilizando os parlamentares na apreciação de projetos que não podem mais ficar engavetados.
O 1.º secretário eleito, Zé Braz (PV), comentou que a definição dos nomes do grupo encarregado de administrar a Casa envolveu muitas conversas e articulações entre os vereadores e que, em nome de um consenso, alguns colegas deixaram de se candidatar.
O trabalho pelo interesse público vai motivar a atuação do 2.º secretário eleito, Israel da Farmácia (PDT), que entende ser um grande compromisso fazer parte da nova Mesa.
“A eleição foi resultado de uma construção coletiva, e não houve imposição de qualquer governo. A maioria dos vereadores elegeu esse grupo porque acredita em nossa capacidade e nos vamos corresponder a essa expectativa”, destacou o 2.º secretário eleito.
Perfil
Natural de Buriti Grande, comunidade de Martinho Campos (MG), Eduardo Alexandre de Carvalho é casado com Sabrina Evelin Pardini Carvalho e pai de Eduardo Júnior, Ana Carolina e Victor Augusto. Aos dois anos, mudou-se para Divinópolis, onde sua mãe, Maria José de Carvalho, criou Eduardo e sua irmã, Hilda.
Eduardo começou a trabalhar aos 11 anos, vendendo salgados e picolés. Tendo habilidade para o comércio, trabalhou inclusive em Belo Horizonte, mas retornou para Divinópolis em 2003, quando resolveu montar sua própria empresa, a Print Júnior, a qual o fez ser conhecido como Eduardo Print Júnior.
Em 2012, Eduardo se candidatou pela primeira vez e foi eleito com 1.590 votos. Na Câmara, participou de diversas comissões e atuou como 1.º secretário da Mesa Diretora. Em março de 2015, foi convidado a assumir a Secretaria de Esportes e Lazer de Divinópolis. Retornou ao Legislativo em abril de 2016. Reeleito em 2016 com 1.780 votos, atuou na 24.ª Legislatura como líder do Governo e presidente da Comissão de Ética. Em 15 de novembro de 2020, Eduardo Print Jr. recebendo 1.617 votos se reelegendo para o terceiro mandato. Assume a presidência da Câmara Municipal de Divinópolis pela primeira vez para um mandato de dois anos.
Votos – Chapa 1 – vencedora
Claudinei Cunha – Ney Burguer (PSB), Eduardo Print Jr (PSDB), Hilton Aguiar (MDB), Israel da Farmácia (PDT), Josafa Anderson (Cidadania), Zé Braz (PV), Flávio Marra (Patriota), Rodrigo Kaboja (PSD), Rodyson do Zé Milton (PV), Roger Viegas (Republicanos) e Wesley Jarbas (Republicanos).
Votos – Chapa 2
Ademir Silva (MDB), Ana Paula do Quintino (PSC), Edsom Sousa (Cidadania), Eduardo Azevedo (PSC) e Lohanna França (Cidadania).
Abstenção
Diego Espino