Vereador alega que apenas as cidades que possuem a pasta estão qualificadas para receberem recursos do MCTIC
O vereador de Divinópolis e líder do Executivo, Eduardo Print Júnior (SD) protocolou, nesta quinta (01), requerimento de criação da Secretaria de Ciências e Tecnologia.
O parlamentar explicou que os recursos disponíveis no Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) só são encaminhados para cidades que possuem esta pasta.
O anúncio do requerimento veio antes do protocolo. Ao longo da semana, a proposta recebeu críticas nas redes sociais, isso porque o receio dos internautas era de geração de mais despesas com criação de cargos.
Para evitar mais gastos, Print Jr. sugere que a secretaria seja acoplada a de Desenvolvimento Econômico.
“Hoje, Divinópolis está em busca do desenvolvimento econômico. Precisamos muito atualmente de quê? Trazer empresas para o município ou fazer com que as nossas pequenas virem grandes empresas e que assim façam uma geração de emprego e renda”, argumentou Eduardo.
Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Viçosa e Teófilo Otoni possuem a pasta.
Tecnologia
O projeto visa o estímulo à atividade de inovação tecnológica e, um dos principais motivos para isso, é a atração e instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento na cidade.
“Quando falamos de polo tecnológico, não é uma coisa pequena. A cidade tem estrutura para isso e este pensamento grande tem que ser impregnado na mente dos poderes executivo e legislativo. Precisamos pensar grande, e o fortalecimento da extensão tecnológica pode vir a ser um grande suporte para inclusão produtiva e social”, confirma Print Júnior.
O vereador também sugere a criação do Conselho Adjunto de Ciência e Tecnologia.
O requerimento deverá ser analisado pelo prefeito, Galileu Machado (MDB).