Eduardo disse que comissionados não custeiam a guarda (Foto: Arquivo)

 

Sugestão encaminhada à Mesa Diretora também inclui redução das reuniões ordinárias e mudança de horário

Amanda Quintiliano

O vereador de Divinópolis, Eduardo Print Jr. (SD) protocolou nesta quarta-feira (22) requerimento solicitando à Mesa Diretora o envio de um projeto “pelo fim dos salários para vereadores” da cidade. O ofício foi encaminhado ao presidente da câmara, Adair Otaviano (MDB).

No mesmo documento, ele ainda sugere que as reuniões passem para uma vez por semana e sejam realizadas no período noturno para que os parlamentares possam trabalhar e exercer as atividades profissionais durante o dia.

Na justificativa ele alega que a proposta fará com que o cargo de vereador seja ocupado por “pessoas que desejam contribuir com a melhoria e mudança do município” e “repelir aqueles que estão ali por motivos errados”.

Ele ainda argumenta que a atividade não remunerada resgatará o verdadeiro papel honorífico e social do exercício a política local.

“Afastará do cenário político ainda uma série de pessoas que entram na política para o benefício próprio, cujo o intento de ingresso na Câmara Municipal é unicamente fundado no percebimento de subsídios”, justificou.

A Constituição Federal, no artigo 38, diversamente de outros cargos eletivos, não impede , como regra, que os vereadores exerçam, concomitantemente, sua profissão.

Tão logo o assunto ganhou as redes sociais, o vereador Cleitinho (PPS) declarou ser a favor da proposta de Eduardo e que, irá trabalhar a favor dela.

A elaboração do projeto é de competência da Mesa Diretora.