Após um ano licenciado, o vereador Eduardo Print Júnior, do Solidariedade, retornou à Câmara. Eduardo deixou a cadeira para assumir a Secretaria Municipal de Esportes. Ele foi exonerado no dia 31 de março para descompatibilização, como determina a lei eleitoral.
O parlamentar deverá disputar à reeleição, mas ainda não descartou a possibilidade de se candidatar à prefeitura ou formar chapa como vice.
Em entrevista, Eduardo fala sobre a transição da secretaria de esportes para câmara municipal.
Qual era a proposta quando você assumiu a Secretaria de Esportes e Juventude?
O projeto acordado com prefeito municipal Vladimir Azevedo, iniciado em março de 2015, era eu assumir a secretaria de esportes com o desafio de fazer esporte sem recursos públicos e com parceria privadas.
Durante este ano que ficou a frente da secretaria, inúmeras ações foram realizadas. Destas, quais você destaca como as mais importantes?
Quando assumi a secretaria de esportes, seus núcleos estavam em atividade reduzidas. Apenas no CSU e Niterói, tinham algumas atividades. Então encarei como um grande desafio, a mudança de tudo, voltar com as aulas e atividades esportivas em diversos bairros e núcleos de nossa cidade. Exemplo disso foi Ermida, localidade que possui um poliesportivo fantástico, a partir da minha gestão, o núcleo conta com quase 350 crianças; o Campina Verde foi um núcleo que funcionou durante todo o ano de 2015 com quase 200 crianças e ótimos professores; o Vila das Roseiras, que hoje participa da Copinha e onde temos várias crianças que estão se revelando. Assim como o poliesportivo centro que estava ocioso e hoje recebe crianças todos os dias com inúmeras atividades e dentre elas, vale destacar a natação que acontece no DTC com mais 60 crianças na parte da tarde e hoje com todas as vagas sendo preenchidas. Vale lembrar o evento que mais me orgulhou, que foi a realização do JED.
Quantas crianças estão sendo beneficiadas atualmente e quantas já passaram por atividades esportivas durante este ano que permaneceu à frente da SEMEJ?
As crianças e os adolescentes são fonte de inspiração para trabalhar. Na secretaria de esportes pude desenvolver este trabalho que foi de poder colocar mais de 1300 crianças na prática esportiva, tanto nos núcleos, como CSU, Niterói, centro, Vila das Roseiras, Campina Verde, entre outros que temos como parceiros, as escolinhas do Palmeiras, Vasco, Flamengo, Ferroviário, PEC Candelária, Santa Rosa, Estrela do Manoel Valinhas, America Candides, Belvedere e outros.
Durante este período em que esteve ausente na câmara, acredita que perdeu espaço, será difícil a readaptação?
Acredito que não porque somente perde espaço aqueles que não querem buscar novos espaços e comigo é diferente, quero estar sempre buscando trabalho, buscando novos ideais. Tento fazer o melhor de mim, tento colaborar, ajudar, contribuir, ser parceiro, de grandes, médios e pequenos projetos e agora estou também estou trazendo um novo legado que é a aproximação com o esporte.
Ao longo deste mandato você esteve do dois lados, Legislativo e Executivo. Como você vê o papel destes dos poderes?
Trabalhei na primeira gestão do Vladmir como gerente em 2008, sai para trabalhar na minha vida pessoal, retornei agora como secretário, foi um sonho realizado, uma grande conquista. Consegui ver e viver a real dificuldade do poder Executivo. Enquanto estava no Legislativo eu achava que era fácil, que era só cobrar do Executivo que as coisas aconteciam. Então, presenciei um pouco do outro lado e sei que não é somente cobrar, temos que como Legisladores ajudar muito, fazendo indicações, requerimentos, buscar recursos de deputados e assim contribuir para o crescimento de nossa cidade. Então, com a minha estadia como secretario, pude ganhar muita experiência de viver um lado e o outro, me dando a certeza de que a partir de agora irei fazer um trabalho ainda mais qualificado como vereador.
Você é pré candidato a algum cargo nas eleições deste ano?
Meu nome está à disposição. Sou filiado ao partido Solidariedade, do qual sou presidente municipal e hoje chegamos a 400 filiados. Busco sim, disputar as eleições de 2016, sou pré-candidato a vereador, mas existem inúmeras possibilidades, posso ser candidato a prefeito? Posso ser candidato a vice prefeito? Posso, mas no momento sou candidato a vereador.