Janete foi a única a votar contra a mudança e a votação em regimento de urgência

Os possíveis candidatos à presidência da Câmara de Divinópolis têm menos de um mês para articularem as chapas. Foi aprovado, nesta quinta-feira (11), o Projeto de Resolução 005/2018 antecipando para a segunda sexta-feira de novembro a eleição para a Mesa Diretora.

Pela matéria, este ano, a escolha dos novos membros será no dia 09 de novembro, às 10h. Já a posse passa a ser no último dia útil de dezembro, às 09h.

O projeto teve a assinatura do presidente, Adair Otaviano (MDB), do vice Josafá Anderson e do 2º secretário, Raimundo Nonato (PDT). Eles alegam que as regras, “da forma como formuladas originalmente no Regimento Interno constituem impedimento evidente à possibilidade de conhecimento por parte dos novos gestores eleitos da realidade administrativa, funcional, e econômica do Legislativo”.

“A transição de gestão representa um marco do processo democrático, não apenas pela possibilidade de diálogo administrativo entre duas gestões, mas principalmente pela continuidade das ações administrativas de melhoria que poderão ser garantidas durante esse importante momento”, argumentaram na justificativa.

Votos

O projeto que entrou em regime de urgência para possibilitar a mudança já para este ano só não contou com o voto da primeira secretária, Janete Aparecida (PSD). Ele também foi contra a inclusão na ordem do dia.

“É um projeto da Mesa Diretora e não participei da elaboração. Então é impossível votar quando você não participar. Quanto ao regime de urgência, eu vejo que os projetos para serem votados nesta condição devem ser aqueles que não podem esperar, como saúde, educação, os demais podem ser pautados na ordem do dia normalmente”, explicou.

Candidatos

Como mostrado pelo PORTAL três vereadores tentam viabilizar as chapas pelos bastidores: Janete, Rodrigo Kaboja (PSD) e Edson Sousa (MDB). Algumas surpresas, como é comum, podem surgir ao longo do processo. Outros nomes, como o vereador Sargento Elton (Patriota) também é apontado como uma opção na articulação.