Amanda Quintiliano
O presidente da Câmara de Divinópolis, Rodrigo Kaboja (PSL), em tom de reeleito, já fala em projetos para o próximo ano. Na tarde desta sexta-feira (05) ele recebeu o apoio declarado do PROS e confirmou a candidatura única para a presidência da Câmara.
A chapa será encabeçada por ele e terá como vice-presidente, o vereador Careca da Água Mineral (PROS). A primeira secretaria, como antecipado em primeira mão pelo PORTAL, ficará com Eduardo Print Jr (SDD) e assumirá como segundo secretário, Edmar Rodrigues (PSD).
A votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) está prevista para a quinta-feira (11) da próxima semana. Caso seja votada, os vereadores entram automaticamente em recesso e a eleição será na terça-feira seguinte, dia 16 de dezembro.
Disputa
Outros dois vereadores chegaram a colocar o nome na disputa. Eduardo Print Jr. foi o primeiro a desistir tentando, então, viabilizar a vice-presidência na chapa de Adilson Quadros (PSDB). Mas, não demorou para o tucano abrir mão da pré-candidatura e declarar apoio a Kaboja em nome do “consenso”.
Com o consenso a eleição deve sair sem sequelas, tanto para Kaboja quanto para o governo. O atual presidente destacou a importância dessa harmonia, principalmente para evitar uma divisão da base.
“Acho que um racha, no momento desse, de dificuldades para todas as prefeituras, nós que estamos aqui, para legislar, fiscalizar, não seria apropriado e ele [Adilson Quadros] também pensa assim”, afirmou.
Com articulação e jogo de cintura, Kaboja conquistou até a oposição que deverá votar a favor do nome dele no dia 16 de dezembro.
Mineirinho
O jeito mineiro somado ao pulso firme foi bem destacado pelos vereadores do PROS, que declararam apoio abertamente a Kaboja. O presidente do Partido, Edimar Félix destacou que o apoio é fruto da continuidade da parceria. Edimar é o atual primeiro secretário.
“Fico feliz em manter um dos nossos parceiros, filiados, à frente da Mesa Diretora”, afirmou citando um velho ditado: “Em time em que está ganhando não se mexe. Com essa segunda eleição o trabalho vai continuar e quem vai ganhar é toda Divinópolis”.
O candidato a vice-presidente, Careca da Água Mineral destacou também a postura do atual presidente, o que, segundo ele, o está guiando para a reeleição.
“Ele [Kaboja] era duro na hora que tinha que ser e paizão na hora que tinha que ser pai. Até a oposição teve as portas abertas, demonstrando uma postura democrática”, afirmou, dizendo que agora é trabalhar para os projetos futuros.
“Vamos tentar melhorar a harmonia da casa, aquilo que está ótimo manter, o que precisa melhorar, melhorar ainda mais, pois sempre há algo a ser melhorado”.
Marquinho Clementino, vereador do PROS, destacou a afinidade entre o partido e o PSL de Kaboja. Ele ainda relembrou os desafios enfrentados pelo candidato a reeleição neste primeiro ano.
“Kaboja precisou contornar várias situações, como orientações do Ministério Público, situações delicadas que geram um certo desconforto e ele teve muita habilidade para contornar todas”.
Projetos
O primeiro ano da presidência de Kaboja foi tido como uma das maiores reformas administrativas. Houve a troca de nomenclaturas e o fim da pontuação criando salários para assessores. Ele também executou as demissões para equilibrar o número de concursados e comissionados.
Agora a ideia é fazer um trabalho de popularização da Câmara com atividades externas e ações que aproximem a população dos vereadores. Outra proposta é resgatar a história de Divinópolis.