Kell terá seu primeiro mandato e traz a cadeira da Câmara uma luta pelos estudantes e mulheres.
Professora Kell (PV) foi eleita vereadora de Divinópolis, no domingo (6/10), com 2.195 votos. Kell terá seu primeiro mandato e traz a cadeira da Câmara uma luta pelos estudantes e mulheres,bem como educação, cultura e meio ambiente. Para isso, ela pretende dialogar com o executivo e ser uma vereadora conciliatória.
O PORTAL GERAIS iniciou, na segunda-feira (7/10), uma série de entrevistas com os vereadores eleitos e reeleitos. E conversou com Kell sobre sua vitória.
Ao ser questionada sobre as expectativas para o mandato que está por vir, Kell declara que sua responsabilidade só aumenta ao ocupar uma das duas cadeiras femininas da Câmara. Ela pretende se colocar aberta a dialogar com os outros vereadores eleitos. Além disso, quer trazer projetos diferentes em prol da população e aumentar a luta pelas mulheres na Câmara de Divinópolis.
“A cidade de Divinópolis me acolheu muito bem, e eu como professora, vejo os meus alunos, querendo mais, querendo fazer mais pela cidade. Muitas das vezes descrentes com a política, eu pensei: eu preciso fazer alguma coisa. Agora eu estou ansiosa para a gente fazer uma construção da cidade, estou muito feliz e muito tranquila.”, declarou Kell.
Os eleitores
Além disso, Kell destaca ainda que ficou muito insegura com o resultado por ser sua primeira candidatura. Ela conta que no meio de tantas mulheres candidatas, não tinha certeza que seria eleita.
“Eu estava muito ansiosa com o resultado, eu não sabia se ia dar certo, porque o nosso voto é muito pulverizado. Como eu sou professor e dou aula para várias crianças e adolescentes da cidade, a gente tem contato com todo mundo. E eu estava apreensiva e eu estou muito feliz no sentido de que agora eu vou fazer uma política institucional. Porque nós mulheres já nascemos com o corpo político, a gente já tem que se posicionar sempre perante a sociedade para defender os nossos direitos, para nos defender, e agora eu quero fazer isso institucionalmente na Câmara de Vereadores.”, afirmou a professora.
- Comércio de Divinópolis teve 2024 impactado por cenário nacional e mudanças climáticas, aponta CDL
- Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados
- Sine disponibiliza mais de 13 mil vagas de emprego em Minas Gerais
- Dois homens são mortos a tiros no Bairro Novo Horizonte, em Itaúna
- Abertura do Ano Santo reúne centenas de fiéis em Divinópolis
Vereadora Kell defende a luta pelas mulheres
Kell conta que pretende trabalhar ao longo do mandato a questão da mulher. Ela pretende lutar pela segurança feminina e pelo empreendedorismo, para que as mulheres possam ter uma outra profissão.
“A gente tem um sonho, que é copiar um projeto que acontece no Rio de Janeiro e em outras cidades do país. É uma creche noturna, que começaria às 17 horas até às 23 horas, justamente para as mães, pais e pessoas que cuidam poderem voltar a estudar.”, afirmou Kell.
A luta pelo meio ambiente
Além disso, Kell destaca que nos últimos tempos está vendo o caos climático da cidade, ela pretende ainda elaborar um projeto de arborização que seja um urbano.
“A gente anda em avenidas principais na cidade não têm árvores, foram cortadas. Divinópolis precisa urgentemente de um projeto de arborização que seja urbano. A gente precisa plantar àrvores, precisa com urgência, porque o tempo tá passando.”
Eleita vereadora por partido de oposição, Kell fala em diálogo
Por ser do Partido Verde (PV), Kell possui o apoio da Deputada Lohanna e diz que pretende se posicionar quando necessário e buscar ser uma vereadora conciliatória.
“Eu quero ser uma vereadora conciliatória. A gente vai, claro, se posicionar quando deve, mas a gente quer buscar um diálogo para a cidade, porque as pessoas precisam ter as suas demandas ouvidas. A gente precisa parar de brigar pessoalmente, tem que pensar na cidade. Quando você consegue ver lados opostos discutindo o tema com forma séria e com seriedade, você consegue pegar dispositivos de um, com o dispositivo do outro, em favor da sociedade”, defendeu.
Ela ainda destacou que o pensamento divergente faz parte da democracia.
“Oposição não significa ser ruim, oposição significa que a gente tem projetos diferentes, mas em prol da população. E a população que tem que ser nosso principal foco e por isso eu quero ser conciliatória, ser adapta para dialogar, subir o nível do diálogo na Câmara.”, afirmou a professora
Passe livre para estudantes
Por acompanhar de perto os estudantes da cidade, Kell afirma que a maioria das escolas do ensino médio são no centro e o valor da passagem pesa no final do mês no bolso das famílias. Sendo assim, seu projeto imediato ao tomar posse será o passe livre para estudantes.
“Esse projeto é muito importante para a gente, que é o passe livre estudantil. Mais uma vez vou falar que eu sou professora e por ser professora a gente tem uma preocupação muito grande com a educação, principalmente com a integração entre esses alunos. As principais escolas de ensino médio são no centro da cidade, então os alunos precisam se deslocar. A gente sabe, o valor da passagem no final do mês pesa no bolso da família. Então a gente quer pautar esse projeto para começar a construção gradual do tarifa zero, que já acontece em várias cidades, é possível de ser feito e a gente quer conciliar e dialogar com o executivo para a gente realizar esse grande passo para Divinopolis.”, declarou Kell.