Marina Assis
Para chegar à forma desejada antes do verão muita gente tem acelerado o ritmo dos exercícios físicos. A pista de Cooper de Divinópolis, na Rua Pitangui, tornou-se destino certo para quem quer perder peso ou ganhar condicionamento físico. Em grupo ou individual, no período da manhã ou no final da tarde, é possível notar o aumento significativo do movimento.
Apesar de ser o ambiente ideal para uma boa caminhada, corrida ou simplesmente para pedalar, praticar qualquer uma dessas atividades sem acompanhamento de profissionais pode representar riscos à saúde. Por isso, algumas pessoas têm optado em formar pequenos grupos para contratar um instrutor. O valor é dividido entre os integrantes. Forma considerada eficiente e barata por quem aderiu.
Mary Carvalho pratica corrida na pista com o grupo a mais de um ano e já tem notado diferenças. “Comecei com a indicação de uma amiga e quando cheguei achei que não fosse conseguir correr já que estava acima do peso e tinha dores no joelho, com o passar do tempo a dor sumiu e hoje acompanho a turma normalmente”, afirma Mary.
A iniciativa já se tornou comum. Wellington Vieira, educador físico é organizador de um grupo de aproximadamente 40 alunos. Existente há dois anos, nesta época a procura por uma vaga aumenta. “90% das pessoas que nos procuram nesta época do ano são as mulheres na busca de emagrecer e ficar bem no vestido de fim de ano e no carnaval”, comenta Wellington.
Mas, nem sempre é fácil desembolsar para pagar um instrutor para acompanhamento. Thais Nogueira, de 19 anos, moradora do bairro Esplanada, usa a pista de Cooper para pedalar sozinha.
“Sempre que sobra tempo no meu dia faço meu exercício, geralmente, são três vezes por semana. Saio da minha casa pedalando e vou até a pista, dou uma volta por lá e retorno. Faço por saúde mas também porque gosto, eu e minha família sempre fizemos mais quando está perto do verão aumento a intensidade para perder umas gordurinhas”, conta Thais.
Saudável
Para ajudar os iniciantes que aproveitam o tempo quente e a aproximação do verão para praticar exercícios, conversamos com o professor e educador físico Rinaldo Gontijo “Xisto”, que deu algumas dicas.
“Todos, independentemente da idade, devem procurar um médico antes de iniciar as atividades físicas, para um check-up inicial, caso seja detectada alguma alteração, o médico poderá contra-indicar determinadas atividades ou ainda estabelecer certos limites de esforço físico”, afirmou Xisto.
“A vestimenta adequada, além de ser mais confortável, permite ao corpo transpirar e regular sua temperatura, e os tênis adequados evitam desgastes às articulações. Com relação ao local, é recomendado que se pratique caminhada e corrida em locais de piso firme e sem buracos, para se evitar riscos de torções no tornozelo ou quedas. Devem-se evitar ruas com cruzamentos perigosos, para se evitar riscos de atropelamentos. Os horários da manhã até as 9h e da tarde após as 17h são os mais indicados, para se evitar sol intenso. Locais arborizados nos dão mais prazer, por estar em contato com a natureza”, finalizou Rinaldo.