Com o reservatório de Furnas prestes a alcançar 80% do volume útil, ao nível de 765,26m, o deputado federal Domingos Sávio reforçou a importância de um controle de vazão permanente para atender às múltiplas atividades econômicas desenvolvidas com a cheia no lago. Nesta segunda-feira, 14 de março, o parlamentar participou das comemorações de 65 anos de operação e geração de energia elétrica em São José da Barra, ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, e prefeitos dos municípios banhados por Furnas.

Domingos Sávio voltou a defender a cota 768m. De acordo com o deputado, operar com essa marca traz segurança para o sistema nacional e permite enfrentar o período de estiagem com o percentual mínimo de 762m, favorecendo o uso múltiplo da água durante todo o ano.

“Nós temos tido sempre o diálogo muito produtivo com Ministério de Minas e Energia e o ONS. E temos que agradecer por ter a compreensão e o apoio para que o nosso Mar de Minas possa ter o uso múltiplo das águas. É fundamental, Furnas, como parte do sistema, gerando energia para o Brasil, mas o reservatório de Furnas também é importante gerando emprego, promovendo qualidade de vida e estimulando a atividade econômica na agricultura, na irrigação, na piscicultura, no transporte náutico e, principalmente, no turismo”, ressaltou Domingos Sávio.

O parlamentar também expôs as recentes vitórias em defesa dos lagos de Furnas e Peixoto. Lembrou a vigência do Plano de Contingência, publicado pela Agência Nacional de Águas, em sintonia com o Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico que, em vigor desde 2021, estabeleceu os limites de vazão da água e permitiu o replacionamento da represa.

“O trabalho em defesa da cota mínima de 762m, feito em harmonia com a ANA, o ONS e o próprio Ministério, possibilitou que a gente chegasse hoje na cota 765m. Esse é o resultado nosso trabalho. Agora, vamos continuar na defesa de um controle de vazão permanente e encher o reservatório ao máximo para que tenhamos o aproveitamento total dele, inclusive nos tempos da seca”, completou.

O ministro de Minas e Energia reforçou o compromisso do governo federal em manter o lago cheio. “O presidente Bolsonaro sabe da importância da cota 762m e nos deu todas as orientações e condições de governabilidade para preservarmos o reservatório. Sabemos da importância para Minas Gerais e para o Brasil. Sabemos da importância socioeconômica para todas as pessoas que vivem nesta região. Eu fico feliz em retornar aqui, e ver o lago de Furnas na situação que se encontra, bem diferente do cenário que visitamos há um ano”.

Trabalho reconhecido

O diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi, reconheceu os esforços e a liderança do deputado Domingos Sávio em defesa do lago de Furnas.

“É um prazer imenso estar hoje em Furnas representando o Operador Nacional do Sistema Elétrico ao lado do deputado Domingos Sávio, que é um batalhador incansável na defesa dos interesses nacionais, mineiros e do lago de Furnas. Domingos Sávio é um grande parceiro de luta e de trabalho e nós, da operação do sistema interligado nacional, não temos objetivos conflitantes e sim metas alinhadas e coerentes com o uso múltiplo das águas”, garantiu.

Compromisso com os municípios banhados por Furnas

Representando os municípios banhados por Furnas e os movimentos sociais em defesa das cotas mínimas de Furnas e Peixoto, Domingos Sávio reunirá com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em Brasília, por mais investimentos na implosão do pedral do rio Tietê. A manutenção da hidrovia é uma das responsáveis pelo aumento de vazão dos reservatórios na bacia do Rio Grande.

Domingos Sávio fez o apelo ao ministro de Minas e Energia para somar forças a favor dos investimentos. “A obra vai aliviar a exigência de ter água para alimentar a hidrovia do Tietê”, reforçou. A agenda com o ministro será realizada nos próximos dias.