Na próxima quarta (28), o Bugre enfrentará o Betinense, no Farião, pela primeira vez, com desfalques;
Marcelo Lopes
Tudo igual no Triângulo Mineiro. Neste sábado (24), o Guarani, em partida brigada, empatou com o Uberaba por 1 a 1. Os dois gols foram marcados pela etapa final por Paulo Morais e Edinho. Este foi o primeiro empate do Bugre, que segue na liderança do Módulo II.
Antes do Jogo
Devido ao placar do confronto entre Ipatinga e o vice líder Betinense, por 1 a 1, o Guarani já entrava em campo com a certeza de que terminaria a rodada na liderança, independentemente do resultado do jogo no Uberabão. Se vencesse, o Bugre anteciparia o passaporte para as semifinais.
Do lado do Uberaba, a equipe não pensava de forma alguma na derrota, pois caso ela acontecesse, a equipe do Triângulo Mineiro poderia dar adeus a qualquer chance de classificação.
A torcida era em menor número no estádio, com 782 pessoas, mas mesmo assim, fazia muito barulho. Antes do apito inicial, uma situação inusitada ocorreu. O Boi Zebu, mascote do Uberaba, foi expulso pela arbitragem por desferir duas cabeçadas em Elder, enquanto a equipe do Guarani entrava em campo.
1º Tempo
Com a bola rolando, o primeiro ataque foi do Uberaba. Em cruzamento de Compri, a bola parou nas mãos de Leandro. Nos minutos iniciais, o Guarani se postou defensivamente na linha alta, forçando o erro do adversário.
Dentro do que seria o jogo da vida, a equipe da casa chegou assustando perigosamente pela primeira vez, aos 8 minutos. A defesa do Guarani cochilou, e no ataque, a bola explodiu na trave direita de Leandro e na pressão, a defesa bugrina afastou.
O time divinopolitano perdeu muita posse de bola no meio de campo nas tentativas de esticar as jogadas, rifando a bola e tendo bastante dificuldade em manter a posse.
Já o adversário, continuava a pressionar no primeiros 20 minutos, impondo o posicionamento de ataque. Não se encontrando, os bugrinos não conseguiam realizar o trabalho de bola no chão.
A arbitragem aplicou o primeiro cartão do jogo. Leomir levou o amarelo por reclamação enquanto os companheiros de time formavam a barreira durante a cobrança de uma falta do Uberaba.
A primeira chance de escanteio do Guarani foi aos 22 minutos, mas sem uma finalização.
Mais uma oportunidade ofensiva do Uberaba. Após uma cobrança de falta do Bugre em um lançamento sem destino e o contra ataque do adversário, Elder cortou qualquer chance de perigo da equipe do Triângulo Mineiro. Essa foi a filosofia dos defensores do Guarani durante a primeira etapa.
Aos 30 minutos, a equipe mandante perdeu mais uma chance. Na jogada de Edinho e Gabriel, Elder furou a bola, mas na hora de finalizar, o chute do Uberaba foi para fora.
Na primeira etapa, o Bugre não ofereceu perigo até os 40 minutos. Na lateral esquerda, o líder do Módulo II deixou espaço para o Uberaba atacar.
Pelo lado do Uberaba, o time se impôs, com velocidade, fazendo o adversário divinopolitano se portar de forma inferior comparado aos sete jogos anteriores.
Após os 40 minutos, o Bugre começou a trabalhar mais a bola no chão e as chances, poucas, surgiram. Balaio avançou pelo lado esquerdo e caiu dentro da área, o árbitro, Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, deixou o jogo seguir, não marcando nenhuma infração.
Em uma das oportunidades, Magalhães, arriscou, mas o chute não foi efetivo.
A etapa inicial se encerrou da mesma maneira que começou, com o placar em branco no Uberabão.
2º Tempo
Para a segunda etapa, as duas equipes retornaram sem nenhuma alteração.
No início, o Bugre jogou com calma e inteligência. A bola no chão voltou a fazer parte do roteiro dos divinopolitanos.
O Uberaba buscou o ataque aos 9 minutos. Em um cruzamento, a bola realizou um trajeto rumo ao gol defendido pelo goleiro Leandro, que, atento, espalmou para escanteio.
Rogério Henrique, ao perceber o nível de jogo do Guarani, acionou a primeira alteração. O centroavante Saulo, estreante, entrou no lugar e Tiago Cavalcanti. Após poucos segundos em campo, o atleta teve a chance de atacar, mas Elder, não deixou barato e afastou.
No contra ataque, o Guarani chegou. Leomir tocou para Pedrinho, que tentou o cruzamento, mas Compri, esperto, afastou para o escanteio.
Que golaço!
Na cobrança do corner, saiu o primeiro gol do Guarani, premiando o trabalho realizado na etapa final. Aos 16 e meio, na sobra de bola, que foi afastada pela defesa, Paulo Morais, de primeira e com personalidade, calibrou o pé na gaveta de Luan Meirelles e abriu o placar no Uberabão.
Após o gol, as duas equipes fizeram substituições. No Guarani, Yuri entrou no lugar de Kaue, que já estava amarelado. Do lado de Uberlândia, Lucas Crispim substituiu Gabriel.
Em mais um contra ataque do Bugre, Alemão tocou para Pedrinho, que chutou, mas a bola foi defendida por Luan.
Gian Rodrigues, ao ver Ricardo lesionado, substituiu o lateral, acionando Bernardo. A alteração foi por precaução, sem nenhuma maior preocupação.
O Uberaba retornou ao ataque, em finalização, Leandro também mostrou habilidade, desviando para a linha de fundo.
Em mais uma ofensividade do time da casa, Saulo, ao tentar uma finalização, viu Leandro crescer ao realizar mais uma defesa.
Mais um cartão para o Guarani. O atacante, Pedrinho, recebeu o amarelo.
O Uberaba passa a jogar com quatro atacantes no Uberaba. Emerson Borges, também estreante, entrou no lugar de Romulo.
Empate
O Bugre estava recuado e após a alteração, o time da casa empatou o jogo durante contra ataque. Em cruzamento pela esquerda, Edinho, sozinho, cabeceou para o gol de Leandro, que desta vez, aos 36 minutos, não conseguiu defender. Tudo igual no placar.
Aos 41, durante cobrança de escanteio, Leomir cobrou com força, fazendo a bola viajar pela área, não encontrando nenhum companheiro de equipe. O Guarani passava a se portar mais acomodado, não tendo mais o posicionamento ofensivo dos minutos anteriores.
Uberaba teve a chance de entrar na frente do marcador. Edinho finaliza, mas a bola foi com pouca força, parando nas mãos de Leandro.
O Bugre realizou sua última mudança aos 45 minutos. Paulo Morais deu lugar a Vitinho, enquanto a arbitragem acrescentava seis minutos de acréscimo.
As duas equipes tinham pressa durante o esgotamento do tempo. O Uberaba pressionava, mas a defesa bugrina se posicionava da forma que era possível para afastar o perigo.
Final de jogo no Triângulo Mineiro. O Guarani empatou pela primeira vez no Módulo II. Com o resultado, os divinopolitanos seguem na liderança, com 19 pontos, já o Uberaba, está na sétima posição, com 10 pontos.
Na próxima quarta-feira (28), o próximo compromisso será em Divinópolis, contra o Betinense, às 19h, no Farião. Será a primeira partida nesta temporada, na qual o Bugre jogará com desfalques, pois Kaue e Pedrinho receberam o terceiro amarelo e não atuam pela nona rodada. O confronto poderá definir quem será o primeiro classificado para as semifinais da competição.
Confira logo abaixo a ficha da partida
Campeonato Mineiro – Módulo II – Oitava Rodada – Uberaba 1×1 Guarani
Guarani – Técnico: Gian Rodrigues
Leandro; Elder e Eduardo Mancha; Ricardo Luz (Bernardo) e Thiago Balaio; Kaue (Yuri), Alemão, Leomir; Magalhães e Paulo Morais (Vitinho); Pedrinho;
Uberaba – Técnico: Rogério Henrique
Luan Meirelles; Rafael Compri, Luan Carlos, Línno, Sidney, Romulo (Emerson Borges), Rafael Ólier, Gabriel Vieira (Lucas Crispim), Tiago Cavalcanti (Saulo), Fabio Neves e Edinho;
Gols
Guarani: Paulo Morais (16:30 do 2ºT)
Uberaba: Edinho (36 minutos do 2ºT)
Comissão de Arbitragem
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Auxiliares: Leonardo Henrique Pereira e Wellington Pereira Neto
Quarto Árbitro: Rogério Gomes de Melo
Observador: Carlos Henrique Tosta