Os produtores rurais e empreendedores da região vão se reunir com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) para debaterem sobre a fiscalização no agronegócio. O encontro será realizado no dia 25 de maio de 2017, na Inspetoria do Crea-Minas, em Passos, às 14h. O evento faz parte das atividades da terceira etapa do projeto de Fiscalização do Agronegócio do Crea-Minas, iniciado em 2015.
Nessa reunião, os produtores rurais e empreendedores de revenda de agrotóxicos e defensivos agrícolas; controle de pragas, dedetização e desratização; paisagismo, jardinagem e reflorestamento, serão orientados sobre a fiscalização do Conselho. Serão esclarecidas as dúvidas sobre os critérios de fiscalização neste setor e sobre a regularização da atividade e dos profissionais que nela atuam. Também vão participar do encontro representantes do agronegócio da região, instituições do setor, profissionais e demais interessados no tema. Já a ação de fiscalização será realizada entre os dias 19 e 23 de junho de 2017 nas cidades de Divinópolis e Passos.
Segundo o fiscal da Regional Centro Oeste do Crea-Minas, engenheiro mecânico e civil Rafael Fonseca, o objetivo dessa reunião é ressaltar a importância da fiscalização feita pelo Crea-Minas.
“Foi criado um mecanismo de fiscalização participativa e orientativa, com vantagens para as partes envolvidas, integrando profissionais, empresas e o Crea-Minas, inibindo a atuação de leigos, o que contribui diretamente para a segurança da população”, afirma Rafael.
As ações de fiscalização têm como objetivo a constatação da regularidade nas atividades de base tecnológica, verificando a responsabilidade técnica através do registro das empresas e dos profissionais responsáveis técnicos no Conselho, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.). O fiscal explica que a presença destes profissionais em todas as etapas da cadeia produtiva garante a aplicação das melhores e mais modernas técnicas, maior produtividade com menor custo e com segurança alimentar, além de atender a todas as exigências legais, sendo isto o desejado pelo mercado consumidor.