Amanda Quintiliano
A Baxter Hospitalar confirmou, nesta terça-feira (18), a retomada de renegociação da dívida de R$ 1,2 milhão com o Hospital São João de Deus e a continuidade do fornecimento dos kits de diálises. A empresa enviou comunicado para os pacientes os informando da suspensão do tratamento, devido ao débito acumulado durante seis meses, como mostrou, em primeira mão, o PORTAL, nesta segunda-feira (18).
Por meio de nota, a assessoria disse que a Baxter já havei feito proposta de continuidade do tratamento dos pacientes que já estão em terapia de diálise peritoneal por meio do parcelamento da dívida. Ainda segundo a assessoria, a empresa aguarda a conclusão da minuta do acordo para aprovação e assinatura. Caso seja formalizado o parcelamento, será mantido o fornecimento dos medicamentos.
“A Baxter visa sempre priorizar a continuidade do tratamento do paciente, motivo pelo qual continuou o fornecimento dos kits de CAPD mesmo sem ter contrapartida de que o valor devido seria pago e nunca deixou de conversar com o Hospital na tentativa de negociar a dívida”, consta na nota encaminhada pela empresa.
De acordo com a carta encaminhada para os pacientes, a suspensão será a partir da próxima quinta-feira (20).
Confirmação
No início da noite de ontem (17), o promotor Sérgio Gildin, em contato com a reportagem do PORTAL, também confirmou o parcelamento da dívida e disse que o fornecimento deverá ser mantido. A mesma confirmação foi dada pela assessoria de comunicação do São João de Deus.
Suspensão
A suspensão dos kits de diálise foi baseada em decisão judicial. O pedido de liminar foi deferimento pelo juiz Aurelino Rocha Barbosa da 4ª Vara Civil da comarca de Divinópolis. Com a medida, 73 pessoas correm o risco de terem o tratamento suspenso.