O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, nesta quinta-feira (25), mandado de busca e apreensão na casa de Mateus José Rodrigues, empresário que mora em Divinópolis e nas duas siderúrgicas administradas por ele, em Sete Lagoas. Foram cumpridos mandados de busca nas siderúrgicas Fergubrás e Terra.
De acordo com informações do MPMG, a Fergubrás tem um passivo tributário em ICMS da ordem de R$18 milhões, montante que a Advocacia-Geral do Estado vem encontrando dificuldades em reaver, dadas as suspeitas de esvaziamento do capital da empresa. Há suspeitas também de desvio de grandes somas de dinheiro pertencente a Fergubrás para a siderúrgica Terra. Ambas são administradas pela mesma pessoa.
A operação tem como objetivo recolher provas de ilícitos tributários e de expedientes de blindagem patrimonial, bem como a comprovação definitiva dos vínculos entre as siderúrgicas envolvidas, para embasar futuras medidas de recuperação de ativos.
A ação foi realizada por meio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sete Lagoas e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e a Polícia Civil.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do PORTAL, mas não confirmadas, o empresário teria comprado outra siderúrgica também em Sete Lagoas por valores milionários.