(Foto: Diego Henrique)

A participação dos integrantes da Associação dos Advogados do Centro Oeste (AACO) nas reuniões da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) tem trazido bons frutos aos órgãos de segurança pública em Divinópolis. Através da intermediação do presidente, José Levi Lucas uma parceria foi firmada, após os membros da AACO assumirem uma reforma para melhorar o espaço utilizado pelos militares na Delegacia de Polícia (Depol)

Foto: Divulgação/Acasp)

Foto: Divulgação/Acasp)

O objetivo é trazer mais dinamismo ao trabalho dos policiais e oferecer um bom atendimento ao público e a imprensa. A reforma consiste na pintura da sala e da cela dos presos, instalação de um ventilador de teto e de persianas, troca dos mobiliários, como mesas, cadeiras e manutenção do bebedouro.

“Nós estipulamos um prazo de uma semana para finalizar os reparos. Empresários têm ajudado nessa causa, como por exemplo, a empresa Dimecol, que trabalha com materiais para escritório e fez questão de participar doando seis mesas.”, acrescentou Presidente da AACO, Sérgio Ribeiro Martins.

É nesse ambiente da Depol que os militares finalizam o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds). Nesse registro são inseridos os dados da pessoa presa, testemunhas e o relato completo dos fatos da ocorrência. Até o preenchimento do Reds, o preso fica sob a custódia da Polícia Militar (PM), assim que for finalizada a transmissão das informações pelo sistema o detento passa ser de responsabilidade do poder judiciário. É um processo que demanda tempo e precisa ser feito com muita cautela.

(Foto: Diego Henrique)

(Foto: Diego Henrique)

”Acreditamos que essa reforma do ambiente vai valorizar o trabalho desempenhado pelo militares, além é claro, de prestar um serviço de qualidade ao cidadão”, enfatizou o Tenente Marcelo Oliveira.

Simultaneamente a reforma da sala da PM, o Presidente da AACO divulgou a criação de um ambiente destinado aos advogados. Essa conquista só foi possível através do empenho da AACO em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Divinópolis. Uma nova sala será destinada para os advogados para que eles tenham contato com o preso e assim possam trabalhar conforme prevê a lei

“É direito constitucional e está na lei de Execução Penal o direito do preso em ter contato com o seu defensor. A intenção é que aquele local possa ser usado para reunir as informações que serão usadas para a melhor solução jurídica do problema. E a partir de agora vamos fazer valer essa lei”, ressaltou Presidente da AACO, Sérgio Ribeiro Martins.

O ambiente também será destinado à imprensa para que possa aguardar atendimento. A inauguração das duas salas está prevista para o dia 13 de julho.