Uma das propostas é a prova online (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Isadora Santana

Quase dois mil estudantes terão as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) adiadas para dezembro em Divinópolis. A confirmação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (04) pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A primeira lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na terça-feira (02), constava apenas a Universidade de São João de Deus – Campus Dona Lindu.

No entanto, desobedecendo o prazo de desocupação estipulado para o último dia de outubro, alunos da Escola Estadual Manoel Correa Filho, localizada no Bairro Planalto, continuam com a ocupação. E no mesmo dia em que a lista foi liberada pelo MEC, a Escola Estadual Martin Cyprien, localizada no Bairro São José, foi ocupada por seus alunos. 

Ao todo são 1.968 alunos que farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. De acordo com o Inep, a prova aplicada em dezembro terá o mesmo modelo e nível de dificuldade do Enem deste fim de semana, mas com questões diferentes, para garantir a isonomia aos estudantes.

Locais de prova

Página do participante já foi alterada. Foto: Reprodução/WhatsApp

Página do participante já foi alterada. Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo o MEC, todos os inscritos afetados foram comunicados por SMS e e-mail. Os novos locais de prova desses inscritos serão divulgados oportunamente.

Ocupações

Em Divinópolis, os alunos das escolas estaduais Joaquim Nabuco, Monsenhor Domingos, Manoel Correa Filho e Martin Cyprien, organizaram as ocupações em protesto contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto, além da reforma do Ensino Médio.