Amanda Quintiliano
As entidades representativas do setor empresarial de Divinópolis entregaram ao candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) um documento com 16 propostas que vão desde inovação e tecnologia a saúde, educação, turismo, segurança, agricultura, política tributária e crédito/financiamento. A carta foi assinada pelo petista durante reunião com a categoria.
O encontro com empresários, comerciantes e representantes de entidades foi o último compromisso da agenda do postulante, em Divinópolis, nesta terça-feira (12). Antes, Pimentel chegou a fazer duras críticas à legislação tributária e propôs mudanças. Também falou, como mostrado, pelo PORTAL, sobre a implantação do gasoduto.
Infraestrutura e tecnologia
Os dois itens compõem a carta-proposta apresentada pelas entidades. O gasoduto de Queluzito (região metropolitana) a Uberaba aparece entre as cinco reivindicações para melhorar a infraestrutura. Ao lado dela está a continuidade do projeto de duplicação da MG-050 do trecho que corresponde Divinópolis a Itaúna.
O setor também pede o asfaltamento da estrada que liga São Sebastião do Oeste à Divinópolis, passando por Jardinópolis, além da subestação de energia para atendimento a São Sebastião do Oeste. Eles também querem o cumprimento do contrato da Copasa que prevê obras de saneamento básico e o apoio à implantação da Cidade Tecnológica.
Educação e turismo
A consolidação da estadualização da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi/Uemg) é outra reivindicação, ao lado da ampliação dos investimentos em educação técnica e profissionalizante. Turismo também não ficou de fora da pauta. As nove entidades que assinaram a carta-proposta pediram apoio governamental para o incremento do turismo de negócios.
Segurança e saúde
Na área de segurança foi solicitada a ampliação do efetivo policial civil e militar em toda a região. Em entrevista, Pimentel já havia falado sobre o assunto, defendendo a regionalização do serviço, tratando o policiamento de acordo com a especificidade de cada região. Para a saúde, o apoio a conclusão do Hospital Público Regional e ao custeio estava na pauta.
Faltou tempo
Pouco mais de 30 pessoas participaram da reunião. O presidente da Fiemg, Afonso Gonzaga disse que a programação foi apresentada em cima da hora impedindo uma mobilização maior de empresários.
“A intenção era trazer mais empresários para ouvir o candidato Pimentel, juntamente com ele, o Josué [candidato ao senado], que é um homem da indústria, que faz da Fiemg a sua casa […] Entendo que é disso que ele vai fazer o plano de governo e se eleito vai lembrar da região Centro-Oeste e de Divinópolis”, disse.
A carta-proposta foi assinada pelas seguintes entidades: Fiemg, Sindicato da Indústria de Confecção de Divinópolis (Sinvesd); Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Centro-Oeste (Sindgusa); Sindicado das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-CO); Acid; CDL; Sindicato Rural de Divinópolis; Associação Mineira de Supermercado (AMS); e Associação de Avicultores de Minas Gerais (Avimig).