O médico Dr. Delano fala dos sintomas e diagnóstico da erisipela; Veja vídeo

A Erisipela é uma infecção cutânea geralmente causada por bactérias Streptococcus pyogenes do grupo A, mas pode também ser causada por Haemophilus influenzae tipo B.

Ela é uma doença perigosa e que pode trazer sérios riscos à saúde, inclusive a morte, se não for tratada corretamente.

Sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, dores de cabeça, náuseas e vômito, fendas vermelhas na pele inflamadas e doloridas, sensação de queimação na região afetada, manchas vermelhas com bordas elevadas.

De acordo com o médico divinopolitano Dr. Delano Santiago uma micose entre os dedos dos pés ou das mãos pode levar a erisipela.

“Se a gente tiver uma mão que não lava, suja, e tiver vontade de coçar a perna, nós podemos ter erisipela”.

Ainda segundo médico essa bactéria pode abrigar na nossa pele normalmente. Entretanto, os sintomas e os problemas surgem quando a imunidade está baixa.

“Essa bactéria que está aqui na nossas mãos e não acontece nada na pele sadia, ela entra dentro da pele e causa um pernão, que é um inchaço”, esclarece.

A erisipela é uma doença simples de ser detectada a partir dos sintomas mencionados e o tratamento também é. Entretanto, se não houver cuidado a situação pode agravar.

“Da perna ela pode migrar para o coração, e essa bactéria, que dá na perna ela gosta do coração, então é por isso a importância de se tratar a erisipela, e inclusive de prevenir a hospitalização.

Prevenção

Lavando bem os pés, enxugando bastante entre os dedos, evitando as frieiras, que são portas de entrada para as bactérias.

Proteger com curativos todos os ferimentos, principalmente nos membros inferiores.

Mantenha seu peso corporal dentro dos limites ideais.

Meias elásticas podem ser de grande ajuda para quem tem edema nas pernas.

Tratamento

O tratamento é indicado para cada paciente de acordo com a orientação médica.