A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) deu início às ações de reestruturação da unidade de saúde de Santo Antônio dos Campos (Ermida), conforme estabelecido no Sistema Integrado Municipal (SIM-Saúde). Até o final do mês de abril o local passará de unidade de saúde tradicional para unidade modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com atendimento diferenciado para melhor atender a população.

 

No local funcionarão duas unidades de ESF, cada uma com equipe própria e região de atuação pré-definida.

 

O atendimento será diferenciado, de 09h às 19h (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

O atendimento será diferenciado, de 09h às 19h (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

 

A unidade de Santo Antônio dos Campos está sendo considerada como modelo porque será a única unidade de ESF que funcionará em horário diferenciado, de 9 às 19h, com o objetivo de poder atender ao público, com consultas pré-agendadas, que trabalha e não tem a possibilidade de ir até a unidade nos horários normais de atendimento.

 

De acordo com o gerente de Setor Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Kilder Rocha, os servidores da unidade já foram informados sobre as mudanças que acontecerão e sobre os horários das equipes de trabalho e estão sendo consultados.

 

A unidade de Ermida será modelo para as demais (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

A unidade de Ermida será modelo para as demais (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

 

Rocha ressaltou ainda que o servidor não tem nada a perder seja em benefício, seja em remuneração. “O servidor não tem nada a perder nesse sentido, muito pelo contrário, ele só ganha. Quem tem cargo com jornada de quatro horas por dia terá a migração para oito horas, isso dobraria o salário. Outro ponto importante é um profissional, como um técnico de enfermagem, de ESF recebe mais que o mesmo profissional de uma unidade tradicional, em média até 20% a mais. Lembrando ainda que isso estará incorporado ao salário, junto com benefícios como anuênio e influenciará significativamente até na aposentadoria” explicou.

 

Esta unidade contará com mais três médicos e até o final desta semana devem ser definidos também quais serão os enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, dentre outros profissionais; que a unidade contará após a mudança de modelo para ESF. Agentes comunitários de saúde, moradores da região, que já haviam passado em concurso público, agora foram chamados e durante esta semana e a próxima passarão por um Curso Introdutório e posteriormente por uma prova. Os que forem aprovados nesta prova já poderão começar a atuar em uma das equipes de Saúde da Família de Santo Antônio dos Campos.