O buraco tem aumentado gradativamente e piora ainda mais com a chegada do período de chuvas

Uma erosão, que vem dando dor de cabeça aos moradores da Rua Muriaé e imediações, no bairro Bela Vista, em Divinópolis, será tema de uma reunião, nesta quarta-feira (14). De acordo com os moradores, o buraco aumenta gradativamente e piora ainda mais com a chegada das chuvas.

Moradora próxima do local, Fabiana Amorim contou ao PORTAL GERAIS, que a erosão fica em um loteamento. A preocupação principalmente é com o período de chuva. Os moradores já comunicaram ao proprietário sobre o risco do buraco aumentar e ela relatou também que diversos documentos foram encaminhados para solicitar soluções. O problema já gerou transtornos na região.

“Outro dia até uma viatura da PM estava fazendo patrulhamento, foram fazer uma manobra e as duas rodas traseiras caíram no buraco. Os soldados tiveram que descer para remover o veículo. A Settrans colocou cerca de sete barras, só sobrou uma, porque todas caíram. Tem gente que começou a jogar lixo. Em um outro dia, um caminhão da prefeitura foi até lá, fez uma limpeza superficial, mas deu para ver que tá mais grave do que aparentava antes”, relatou Fabiana.

Obra precisa ser analisada

Situação gera preocupação para quem mora na região – Foto: Redes Sociais

Ainda de acordo com a moradora, o proprietário do loteamento disse que é uma obra muito cara e tem que ter o cuidado ambiental, devido a área ser de preservação. A via faz ligamento ao bairro Belvedere e Fabiana declarou que a obra no local tem que ser analisada pelos Bombeiros, por engenheiro, devido ao custo. Disse ainda não ser justo e certo que a população pague essa dívida do próprio bolso, sendo que a prefeitura precisa arcar com essa responsabilidade.

“O secretário de obras está até tentando tirar o corpo fora, falando que a prefeitura não tem dinheiro e que se o morador atingido diretamente quiser custear, que pode. Eu até disse que assim é muito conveniente para a prefeitura, pois pagamos o IPTU justamente para tal”, argumentou e completou.

Sentindo na pele

Bruno Gonçalves mora de frente para a erosão e dos moradores, ele é o mais atingido pelo problema. Ele contou que quando chegou no local, a rua não era calçada e após comprar a casa, conseguiu realizar o calçamento, com a ajuda dos moradores, pois a prefeitura não havia disponibilizado o processo. Desde 2017, os habitantes também lutam por iluminação pública, a delimitação e a sinalização da via.

“Eu já fui em todos os órgãos competentes da prefeitura para informarem, darem uma solução, porque até então, a rua não era tão movimentada, mas a partir do momento em que o calçamento foi feito, passou a ter um grande fluxo (…) Então eu tenho que deixar um refletor acesso a noite inteira, para que se evitem acidentes”, declarou Bruno.

O morador também disse que a erosão atinge o lote dele e outros dois e que a distância do imóvel para o buraco é de quatro metros, sendo que um metro e meio já cedeu. Com esse problema, ele tem dificuldades para estacionar o carro e tirá-lo da garagem e o medo é de não conseguir se locomover.

Tendo ocorrida a reunião, que começará às 18h30, uma documentação com os relatos deverá ser encaminhada ao MP, para dar sequência às reivindicações.

Prefeitura

Sobre o caso, o PORTAL procurou a prefeitura de Divinópolis, que através de nota, informou que reconhece o problema e busca recursos para executar a obra para conter a erosão.