Vila Nova e Guarani empataram em 0 a 0 - Foto: Stéfany Bôscoli/Guarani

Julgamento deverá ser realizado na próxima semana; Clube divinopolitano disse que só irá se pronunciar após a comunicação oficial do TJD sobre o caso

O Guarani teve o rebaixamento para o Módulo II do Campeonato Mineiro de 2020 concretizado, após o empate em 2 a 2, contra o América, no dia 20 de fevereiro, pela última rodada da elite do estadual. Porém, o clube divinopolitano pode se livrar da queda, no tribunal.

De acordo com o repórter da 98 FM, Igor Assunção, uma possível escalação irregular do atacante Pinguim, do Villa Nova, pode acarretar na perda de pontos da equipe de Nova Lima e consequentemente, o rebaixamento da mesma, no lugar do Bugre. O julgamento deverá ocorrer na próxima semana.

https://twitter.com/Igortep/status/1113475671215484928?s=19

Suspensão

O atleta havia sido expulso na décima rodada da primeira fase do Mineiro Sub-20, durante a partida contra o América de Teófilo Otoni, em 2018. Segundo a árbitra da partida, Josiene Dinelle Pereira (CBF), a penalização ocorreu após reclamações acintosas no banco de reservas.

Josilene relatou o caso na súmula da partida, da seguinte forma:

“Expulsei, após ser informada pelo assistente de nº1 – Sr. Ricardo Vieira Rodrigues, que o atleta manifestou de forma acintosa as marcações da arbitragem. O atleta proferiu os seguintes dizeres: “Essa moça é muito ruim! Tem que apitar na favela, porque aqui não dá nada pra ela. Passou a mão sem dó. Se quiser pode me expulsar. O campeonato já acabou mesmo! E ano que vem estou no profissional do Villa Nova no Mineiro. Um joguinho só de punição, não dá nada para nós!”. Cumpro informar que não foi possível apresentar o cartão, pois o atleta já tinha se dirigido ao vestiário, mas comuniquei o fato a um integrante da comissão técnica, Sr. Alan France Leoncio, preparador de goleiros”.

Após julgamento da Quarta Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Pinguim foi condenado a cumprir quatro jogos de suspensão, de acordo com o artigo 258. 

Segundo informações do site Superesportes, o atacante cumpriu duas partidas de suspensão: na derrota do Villa Nova por 3 a 0 para o América, pela décima primeira rodada da primeira fase do Mineiro Sub-20, e na derrota por 5 a 1 para o Tupynambás, já pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Porém, na derrota do Villa por 3 a 0 para o América, pela segunda rodada do estadual, Pinguim entrou no lugar do volante Eurico, aos 12 minutos do segundo tempo e descumpriu a ordem de suspensão dada pelo TJD. 

Campanhas

Vila Nova e Guarani empataram em 0 a 0 – Foto: Stéfany Bôscoli/Guarani

Nesta temporada, o Guarani foi rebaixado com uma campanha de uma vitória, sete empates e três derrotas, tendo marcado oito gols e sofrido treze, em onze jogos, terminando na décima primeira colocação, com dez pontos.

Já o Villa Nova finalizou a primeira fase na nona colocação, com onze pontos, tendo obtido três vitórias, dois empates e seis derrotas. O time de Nova Lima marcou nove e sofreu vinte e um gols.

Ambas as equipes se enfrentaram na terceira rodada. O jogo acabou empatado sem gols, em Nova Lima, no dia 27 de janeiro. Pinguim, inclusive, atuou na partida, entrando no segundo tempo.

Clubes

Procurada pelo PORTAL CENTRO-OESTE, a diretoria do Guarani disse que o clube irá se pronunciar somente após comunicação oficial do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), sobre o caso. 

Já o Villa Nova ainda não se pronunciou, de forma oficial.