A escola Nossa Senhora do Sagrado Coração foi a com pior desempenho (Foto: Google)

Olimpíada premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Apenas 5% dos alunos com melhor desempenho em cada nível na primeira fase passam para a segunda

Júlia Sbampato

Oito alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração participam neste sábado (15) da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. A escola teve a menor nota nos nonos anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, atingindo a pontuação de 3.5.

Segundo a diretora da escola, Yolanda Dias, é a primeira vez em sete anos de gestão que a escola não alcança a meta pactuada no Ideb.

“Para nós que nos empenhamos em um trabalho pedagógico sério desde 2012 foi um choque, apesar da turma ser de alunos que estavam fora da idade com graves defasagens de aprendizagem ao longo dos anos”, pontua ela.

OBMEP

A segunda fase da OBMEP consiste na realização de uma prova discursiva composta de 6 questões. Para essa fase classificam-se apenas 5% dos alunos com melhor desempenho em cada Nível na 1ª Fase.

Para Yolanda, a sensação de ter oito alunos participando da segunda fase da OBMEP é de superação e compromisso. Ela ressalta que o resultado do Ideb não diz respeito à mesma turma que está participando da OBMEP, mas que a escola trabalha com estratégias que possibilitam aos alunos superarem suas dificuldades através de intervenções semanais com o apoio dos professores.

“Vamos dar o nosso melhor para reverter esse quadro, esperançosos de que no próximo IDEB os alunos alcancem a meta pactuada, já que nossa base (5º ano) alcançou a meta”, conclui a diretora.

ALUNOS

Os alunos da E.E. Nossa Senhora do Sagrado Coração que irão participar da segunda fase são: Allan Vito Fernandes Marcos, Marco Tulio Rodrigues Reis, Pablo Augusto Alves Medeiros, Thais Silvino Mendes, Cassiane Santos Silva, Eduardo Felipe Santos Melo, Giovanny Azevedo Alvarenga e Jeferson de Oliveira Junior.