Emanuela Souza

Na próxima terça-feira (22) na Escola Estadual Quinto Alves Tolentino em Cláudio, será lançada a 9ª edição da Revista Aprendiz. Todo o material é produzido pelos alunos, orientados pelos professores de português, e procura incentivar a interação do jovem com a escola.

A primeira edição foi lançada em 2007, ocasionalmente na comemoração do aniversário da escola, sendo dirigida pela professora Márcia. Em 2009, o projeto foi novamente retomado com a criação do GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional). O projeto era uma das atrações da Semana de Arte realizada na escola, também produzida pelos alunos.

O governo do estado de Minas Gerais ofereceu oficinas de capacitação para que os próprios professores e funcionários pudessem orientar os alunos. Estudantes do ensino médio e fundamental produzem os textos em cima dos gêneros textuais trabalhados em sala, logo após as produções passam por uma pré-seleção dos professores, onde são avaliados a escrita e a criatividade. Após o processo de seleção, os textos são repassados para uma equipe de edição formada por alunos e professores e recebem as devidas correções.

Este ano, o projeto não conta com o financiamento do governo, mas o corpo docente da escola acredita que a realização do projeto acrescenta experiências positivas na vida do aluno, e por isso não deve ser descontinuado. Com a ajuda de patrocinadores externos e parcerias, os gastos com design e impressão quitados garantindo o lançamento.

“Acreditamos que a linguagem é de fundamental importância para a atuação do jovem na sociedade como elemento de transformação. Por isso, ela é tão importante para nossa escola e para nós, professores de Português.” diz Silvia Morais, vice-diretora da escola.

O lançamento será aberto ao público, e a distribuição da revista será gratuita. O evento será realizado na terça-feira (22) à partir das 20h no centro cultural Cláudio Nogueira de Azevedo em Cláudio, e contará com apresentações culturais e homenagens aos que participaram do projeto.