A escola beneficiada é a do bairro Terra Azul (Foto: Divulgação)
A escola beneficiada é a do bairro Terra Azul (Foto: Divulgação)

A escola beneficiada é a do bairro Terra Azul (Foto: Divulgação)

A VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), promoveu em Divinópolis mais uma ação do “Atitude Ambiental”, projeto desenvolvido em municípios por onde passam linhas férreas operadas pela companhia. Por meio da iniciativa, uma horta comunitária foi implantada na Escola Municipal Antonieta Fonseca, no bairro Terra Azul.

Na semana passada, 230 alunos matriculados na instituição tiveram a oportunidade de participar do processo de preparo do terreno da horta e do plantio de 560 mudas de legumes e hortaliças. A atividade foi promovida com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

A ação contou ainda com o apoio de um grupo de voluntários que fazem parte programa VLI Solidária. Na ocasião, empregados da companhia se uniram para pintar o muro da escola e realizar outros trabalhos de manutenção na área verde da instituição.

O “Atitude Ambiental” incentiva práticas sustentáveis. Em Divinópolis, o programa é desenvolvido desde 2013, abrangendo cerca de 930 pessoas. A Escola João Severino de Azevedo, localizada no bairro Davanuze, e Cooperativa ASCADI, no bairro Santa Luzia, também integram o projeto.

As ações do programa são embasadas em um diagnóstico socioambiental participativo, aplicado em cada uma das instituições, com o objetivo de indicar assuntos a serem trabalhados. Questões como preservação da água, hortas comunitárias, alimentação saudável e descarte correto de resíduos são abordados pelo projeto ao longo do ano.