10 escolas se enquadram no nível alto de avaliação (Foto: Divulgação/PMI)

10 escolas se enquadram no nível alto de avaliação (Foto: Divulgação/PMI)

Itaúna ultrapassou a média de Minas Gerais no Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa 2013, do Governo Estadual. Enquanto a média do estado foi de 568,2, o município conquistou média 615,1.

 

O Proalfa é responsável por avaliar o nível de leitura dos alunos do ciclo inicial de alfabetização. A partir dos resultados são adotadas medidas de aperfeiçoamento no processo de alfabetização e educação.

 

A nota mostra que as estratégias pedagógicas e administrativas do município estão dando resultados positivos. Dentre as 14 escolas municipais de nível fundamental, dez são consideradas de nível consolidado (alto) e quatro de nível intermediário (médio), o que significa que a qualidade da educação fundamental na rede municipal está próxima do topo do ranking, se afastando do nível Estratégico ou baixo.

 

“Nós ficamos muito satisfeitos. A grande maioria das escolas conseguiu aumentar o nível de proficiência de 2012 para 2013 e alcançaram o nível consolidado. É realmente importante. O resultado revela que as ações que estamos realizando colocam a educação no caminho certo”, comentou a Secretária de Educação Virgínia Morais.

 

Para a Secretária de Educação do Estado, Ana Lúcia Almeida Gazzola, parte desse sucesso se deve a parceria firmada entre o Governo de Minas e as prefeituras, através da Metodologia do Programa de Intervenção Pedagógica – PIP – ao qual Itaúna aderiu em 2013.

 

As instituições de ensino que mais se destacaram foram a Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, com nota 692,1, seguida pela Escola Municipal Dona Cota, que obteve o resultado 660,7.