O governo do Estado autorizou a mudança no acesso ao bairro Icaraí até a execução da duplicação de alguns trechos da MG-050, no perímetro urbano de Divinópolis. A notícia foi repassada nesta sexta-feira (13) pelo deputado federal, Jaime Martins (PR). A preocupação é com o bloqueio de acesso ao Centro Industrial. As reclamações antigas foram levadas por moradores e empresários.
A mobilização levou o deputado e o vereador Marquinho Clementino (PROS) a uma reunião em Belo Horizonte com o secretário de Obras e Transportes, Murilo Valadares, nesta quinta-feira (12). Foi repassado a eles uma autorização que deverá ainda ser entregue a Nascentes das Gerais, concessionária responsável pela administração e manutenção da rodovia.
“Foi sugerida a colocação de outro semáforo para melhorar a saída e entrada durante o horário de pico do Centro Industrial e do bairro durante a construção do trecho”, explica o vereador Marquinho Clementino, acrescentando que o projeto do novo trecho contempla a demanda do bairro.
De acordo com o projeto apresentado pela Nascentes, o primeiro trecho da duplicação ( km 117,75 e 120,65), prevê um retorno que passará por debaixo da MG-050, passando perto do conjunto habitacional Lagoa dos Mandarins, saindo no trevo de acesso ao bairro Niterói. Com isso, haverá um acesso independente da rodovia.
A previsão era de as obras começarem em janeiro, a data foi adiada para março e deverá ficar ainda mais para frente por causa de desapropriações ainda em negociações e licenças ambientais.
“Pedimos a mudança de acesso da entrada e saída do centro industrial devido ao acúmulo de veículos e engarrafamento que acontecem no horário de pico. O secretário autorizou de pronto e nossos representantes, que estavam na reunião, levaram o oficio autorizando as mudanças para esses acessos, esperamos que agora possam promover essas mudanças”, disse o deputado federal.
Duplicação
A duplicação foi dividida em três etapas. O trecho 2, do km 120,8 ao km 123,6, abrange a entrada da cidade, na Rua JK. No local serão construídos dois viadutos de passagem de veículos e pedestres. Já o terceiro trecho vai do km 123,6 ao km 127,25, e prevê a ligação dos bairros Serra Verde e Alvorada.
O deputado também pediu a revisão deste trecho que fica perto o Centro de Distribuição do ABC.
No local, de acordo com o projeto atual, será feita uma passagem inferior de veículos e pedestres. A passarela existente será mantida. Um pouco mais para frente, no trevo de acesso a BR-494, ligando Divinópolis a Nova Serrana, serão construídos outros dois viadutos. Para estes dois segmentos, não há previsão de início das obras.
“A trincheira é bastante estreita, inconveniente, achamos que vai travar o fluxo de trânsito e propomos uma mudança que é uma obra que vai beneficiar a cidade, valorizar a região, melhorar o fluxo viário. O secretário está avaliando, estudando a alternativa”, finalizou o deputado.