A suspeita é de que o paciente divinopolitano contraiu a doença na cidade de Macacos, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Portal Centro-Oeste

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu a confirmação do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do primeiro caso de febre amarela no município. A suspeita é de que o paciente divinopolitano contraiu a doença na cidade de Macacos, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Mesmo que o paciente contraiu fora do município, epidemiologicamente é considerado como caso de Divinópolis”, afirmou a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares.

Segundo a vigilância municipal, o caso foi acompanhado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS), já que o paciente estava internado no Hospital Eduardo Menezes em Belo Horizonte.

Balanço atual

De acordo com o boletim, Minas Gerais teve entre 2017 e 2018 um total de 1.217 casos de febre amarela chegando a 171 óbitos. Segundo Janice, é o primeiro caso da doença confirmado no município.

“É importante que a população se imunize contra a doença. Todo o Estado de Minas Gerais é considerado de risco e nossa meta é vacinar acima de 95% da população. Temos vacinas conta a febre amarela disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município”, concluiu Janice.