Ana Laura tem 12 anos e já traça planos para a faculdade (Foto: Arquivo Pessoal)

Emanuela Souza

Aluna de Divinópolis ganha medalha de bronze em Olimpíada Brasileira de Português. Ana Laura Faria Barros  de 12 anos, estudante da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira no bairro Tietê, participou das etapas municipais e estaduais, conquistando seu lugar na competição regional na capital cearense. Todas as despesas são pagas pelo programa, e a aluna tem acesso a oficinas e aulas com professores estrangeiros.

A Olimpíada Escrevendo o Futuro é um concurso de produções textuais para alunos de escolas públicas entre o 5º ano do ensino fundamental e o 3º ano no ensino médio. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Este ano, o evento comemora sua 5ª edição.

Primeiramente os alunos são classificados através das etapas municipais e estaduais, em seguida os participantes selecionados participam da etapa regional, que é realizada em diferentes capitais do país. Os gêneros trabalhados são Artigo de Opinião, Crônica, Memória Literária e Poema.

Ana Laura tem 12 anos e já traça planos para a faculdade (Foto: Arquivo Pessoal)

Ana Laura tem 12 anos e já traça planos para a faculdade (Foto: Arquivo Pessoal)

Orientada pela professora Elizete Vilela Faria, Ana Laura viajou para Fortaleza com todas as despesas pagas pelo programa, lá ela teve a oportunidade de participar de oficinas relacionadas à disciplina de português. O tema das redações da semi –final era “O lugar onde vivo”, a estudante apresentou o texto Retrato, inspirado nas fotos tiradas pelo imigrante libanês Halim Souki . A redação do gênero Memória Literária, lhe garantiu o terceiro lugar na etapa regional.

Além da viagem, Ana Laura também recebeu uma quantia de R$ 350,00 em livros à sua escolha, e levou para casa a medalha de bronze, representando Minas Gerais na Olimpíada. Mas, ela não volta para a casa apenas com esta premiação. Há outra muito mais importante, a do aprendizado.

“Gostei muito desta nova experiência. Lá [Fortaleza] eu vivi muitas experiências novas como: conhecer novas culturas, aprendi muitas coisas. A palavra que define tudo isso é esforço e orgulho”, disse ao PORTAL.

Com apenas 12 anos ela já traça planos e pretende reverter todo esse esforço e aprendizado para tornar-se médica obstetra ou até mesmo, quem sabe, advogada ou bióloga. Ana Laura ainda tem tempo para decidir qual profissão seguir e sabemos que tem tudo para ser um sucesso.