Jeann Teixeira

Como o RG que representa a síntese do ser social e traz à memória quem é o indivíduo, a Carteira de Identidade Estudantil (CIE) existe como referência para os jovens, adolescentes e adultos que se assumem como protagonistas e escritores de sua própria história, a partir do poder que recebem e passam a exercer.

Mais do que um cartão que carrega consigo a garantia constitucional do acesso à cultura, lazer e esporte, e uma fonte de benefícios e programas educativos, a CIE emancipa o aluno à estudante, recobrando à consciência sua responsabilidade diante da educação e do seu próprio futuro.

Concretizando o conceito de estudante, o documento, que é previsto legalmente, tem como significado a consolidação das lutas da classe estudantil e o ingresso no mundo e no mercado, sob a luz da participação individual e autoral de cada estudante. Estimulando sua atividade, abrindo caminho para novas conexões e oportunidades.

Se afirmando como estudante, o jovem, a criança e o adolescente, passam a ter noção de sua importância diante da sociedade gerando uma atmosfera que tem a educação como prioridade.

No campo das vantagens, a comunidade escolar tende a promover maior dinamismo e interação em todos os espaços que ocupa. Superlativados pela aproximação e a concentração, os estudantes são capazes de desenvolver novas culturas e hábitos, ultrapassando o consumo e grifando conceitos. Transformando a realidade e trazendo consigo uma multidão diversa de ideais, com um retorno positivo para seus parceiros.