Horário de ônibus, interdições de vias, roubos e furtos de veículos. Já imaginou todas essas informações em um único local? Está é a proposta do projeto realizado pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) – unidade Divinópolis – em parceria com a Escola Estadual Martin Ciprien. Um aplicativo para fornecer estes dados será desenvolvido por alunos do curso de Engenharia da Computação.

O projeto busca associar a grande expansão no uso de dispositivos móveis ou computadores à comunidade e à necessidade de se ampliar as ferramentas destinadas à troca de informações relativas ao trânsito urbano. A ideia é que essa troca de dados sobre acidentes, retenções de trânsito, itinerários de ônibus, ocorra em tempo real.

“Queremos também promover possibilidades de criação de redes de caronas compartilhadas”, completa o professor da Uemg e orientador do projeto, Adriano Parreira, explicando que a intenção é despertar a atenção da população para assuntos relacionados a mobilidade urbana.

“Porque não é feita uma ciclovia ou calçadão para integrar a Uemg, UFSJ, Cefet? Queremos despertar a população para esses temas, para que ela questione”.

Blog

Maria Fernanda é estudante do Martin Ciprien e foi escolhida para integrar o projeto devido ao bom desempenho escolar (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Fernanda é estudante do Martin Ciprien e foi escolhida para integrar o projeto devido ao bom desempenho escolar (Foto: Arquivo Pessoal)

O app é a segunda etapa do projeto. A primeira foi a criação do blog “Mobilidade Urbana Divinópolis” pela estudante do 2º ano do Martin Ciprien, Maria Fernanda Rezende Silva. Ela foi escolhida entre os demais alunos da classe dela considerando a disciplina, desempenho escolar e boas notas.

“Eu pesquiso dados para o aplicativo, onde neste será possível a interação entre os usuários e a Settrans a respeito de informações em tempo real. A população pode participar nessa fase de desenvolvimento do aplicativo neste espaço na web participando das enquetes e outras discussões”, explica a estudante.

No blog, além de informações sobre a iniciativa, há curiosidades e estatísticas referente ao trânsito da cidade. A página também foi alimentada com a enquete: “O que você apontaria como alternativa para a melhoria da mobilidade em Divinópolis”? Para participar basta clicar aqui.

A previsão é de aplicativo ser disponibilizado para Android até o início do próximo mês. Os internautas poderão baixar gratuitamente.