A secretaria municipal de Cultura (Semc) finalizou o Projeto Educar na Escola Estadual Monsenhor Domingos. A proposta é do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e o município aderiu para somar pontos no ICMS Cultural. O projeto tem o objetivo de promover a educação, patrimônio entre os jovens estudantes.
No final da tarde desta quinta-feira (27/11) os estudantes apresentaram uma mostra do trabalho. Os estudantes escolheram o Museu Histórico para realizarem o projeto. A exposição é a última parte depois de uma série de 10 etapas incluindo palestras e visitas, pesquisas, presença de um morador do bairro para contar sobre o local escolhido, redação das etapas, trabalho de grupo, feira de cultura e avaliação.
Os estudantes do 7º ano se dividiram em grupo e apresentaram as pinturas sobre o Museus Histórico. Também foram apresentados poemas sobre o casarão histórico, que chegou a abrigar a Escola Estadual Monsenhor Domingos de 1964 a 1977, quando o casarão sofreu um incêndio a unidade escolar precisou sair do espaço. Já os alunos do 6º anos apresentaram mosaicos sobre o Museu Histórico.
“Este foi um trabalho final artístico e toda a escola poderá acompanhar a exposição. Os estudantes escolheram o casarão porque abrigou a escola. Neste trabalho conhecerão a professora que trabalha na antiga escola. Fizeram a redação e todas as outras etapas até terminar com a exposição”, afirmou a historiadora, Karine Mileibe.