Os alunos também irão conhecer como funciona a competição (Foto: Divulgação)

Os alunos também irão conhecer como funciona a competição (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis (Semed) está organizando a ida de 520 alunos para a 8ª Olimpíada do Conhecimento que será realizada entre os dias 1º a 06 de setembro no Expominas em Belo Horizonte. Os estudantes visitarão as feiras de profissões e terão a oportunidade de ver de perto como funciona a competição.

 

Farão parte da visita a 8ª Olimpíada do Conhecimento, alunos das seguintes escolas: Cetepe (77 alunos), E. M. Antonieta Fonseca (24 alunos), E. M. Benjamim Constant (31 alunos), E. M. Dona Maria Rosa (47 alunos), E. M. Dr. Sebastião Gomes Guimarães (25 alunos), E. M. João Gontijo da Fonseca (14 alunos), E. M. João Severino de Azevedo (45 alunos), E. M. Maria Fonseca Peçanha (29 alunos), E. M. Otávio Olímpio de Oliveira (39 alunos), E. M. Padre Guaritá (22 alunos), E. M. Padre João Bruno (28 alunos), E. M. Professor Bahia (18 alunos), E. M. Professor Odilon Santiago (41 alunos), E. M. Profª Hermínia Corgozinho (62 alunos), E. M. Sidney José de Oliveira (18 alunos). O Sesi/Senai doou lanche, camisetas do evento e o ônibus para que a Semed organize a excursão.

 

A partir da segunda-feira (02) até o sábado (06) a secretaria fará um revezamento entre as escolas que irão a BH. Todos os alunos do 9º ano das escolas municipais foram convidados. Os pais dos alunos participantes tiveram que assinar autorização para viagem.

 

Grande parte dos estudantes é de baixa renda, assim, a Semed encara a viagem como uma oportunidade de lazer e aprendizagem. “A maioria dos alunos são carentes e além de fazerem um passeio agradável eles terão a oportunidade de participarem das feiras de profissões. Queremos motivá-los a tomarem gosto pelo futuro e a buscarem uma condição melhor. Quem sabe nos próximos anos algum desses alunos estará entre os competidores”, disse a supervisora escolar da gerência de políticas escolares da Semed, Maria de Lourdes.

 

A Competição

 

A Olimpíada do Conhecimento é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio acontece a cada dois anos, reunindo estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.