Estudantes mineiros já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática.(Foto: Reprodução Agencia Brasil)
Estudantes mineiros já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática.(Foto: Reprodução Agencia Brasil)

Competição incentiva o interesse pela matemática e oferece premiações para os melhores desempenhos

A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já abriu inscrições.Portanto, as escolas da rede estadual de Minas Gerais têm até 17 de março para registrar os estudantes pelo site oficial (www.obmep.org.br).

Como forma de incentivar a participação, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) estimula os alunos a entrarem na maior olimpíada estudantil do país.

Afinal, a competição reúne mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Premiação e incentivo acadêmico

Além de estimular o interesse pela matemática, a Obmep premiará os melhores desempenhos. No total, distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. Além disso, oferecerá 51 mil certificados de menção honrosa.

Como incentivo extra, os premiados poderão ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e receber uma bolsa de R$ 300.

Para reforçar o reconhecimento, os estudantes com melhor desempenho estadual também receberão medalhas. Assim, a organização prevê entregar pelo menos 20,5 mil premiações.

Como se inscrever

Para garantir a participação, as escolas devem acessar o site da Obmep, preencher a ficha de inscrição, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, a organização detalha todas as condições e prazos.

A olimpíada ocorrerá em duas fases. Primeiro, os alunos farão uma prova objetiva de 20 questões em 3 de junho. Em seguida, os classificados participarão da segunda fase, com uma prova discursiva de seis questões, em 25 de outubro.

A organização divulgará os aprovados para a segunda etapa em 1º de agosto e os premiados em 22 de dezembro.

Para atender diferentes níveis de ensino, a Obmep divide os participantes em três categorias:

  • Nível 1: 6º e 7º anos do ensino fundamental
  • Nível 2: 8º e 9º anos do ensino fundamental
  • Nível 3: Ensino médio

obre a Obmep

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005, a Obmep conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Mais do que uma competição, a olimpíada estimula o estudo da matemática, revela talentos e promove a inclusão social por meio do conhecimento.

Além disso, amplia o acesso dos estudantes brasileiros a materiais didáticos de qualidade, fortalecendo, assim, a educação básica.