A previsão é de que as obras sejam entregues até dia 20 (foto:Juliano Vilela/PMD)
A expansão já está em discussão com o governo federal (Foto: Amanda Quintiliano)

A expansão já está em discussão com o governo federal (Foto: Amanda Quintiliano)

A notícia de venda de passagens de voos diretos de Divinópolis para Campinas veio com outro anúncio nesta quarta-feira (03). Já foram iniciadas as discussões para a elaboração do Plano Diretor possibilitando a expansão do Aeroporto Brigadeiro Cabral. O projeto foi repassado para o Ministério de Aviação Civil e deverá ser concluído até o final do próximo ano.

A ideia é ampliar a pista em mais 270 metros e o terminal de passageiros em 2,5 mil metros. Com a expansão o aeroporto estará apto a receber novas companhias aéreas, além da Azul.  A execução do projeto ficará para o novo prefeito, a partir de 2017.

“Começamos a recuperação do aeroporto no nosso primeiro mandato, investimento próximo de R$ 15 milhões. Fizemos uma nova pista e uma nova estação de passageiros. Isso deu condições para que viesse esse primeiro voo, mas há o projeto que vamos deixar pronto”, explica o prefeito Vladimir Azevedo.

“Saímos do pequeno para o médio e o plano diretor vai possibilitar sair do médio para o grande porte”, enfatiza.

Atrativos

A Azul começa operando com os voos na segunda, terça, quinta e sexta-feira. A aeronave sai de Divinópolis às 14h30 com previsão de chegar a Viracopos às 15h53. Já de Viracopos para Divinópolis a previsão é de voo às 12h02 com chegada prevista para às 13h25. Em Campinas a Azul opera para 55 destinos entre nacionais e internacionais. A aeronave tem capacidade para 70 passageiros. O voo inaugural está marcado para o dia 06 de julho.

A Azul se instala em Divinópolis com esperança também para o setor empresarial. O prefeito a classificou como um dos “pilares do desenvolvimento”. Junto com outros projetos ela pode ajudar a fomentar a economia local e regional, como a duplicação da MG-050. De início foram gerados 40 empregos e outras duas empresas também se instalaram na cidade, A Socicam – gestora do aeroporto – e outra terceirizada da companhia.

“A gente cria um novo mercado e neste momento não há um estudioso, um economista que possa dimensionar o que vai impactar na nossa economia, mas temos certeza que será positivo […] Temos expectativa que os mercados de Divinópolis, metalúrgico, vestuário, universitário, de saúde, todos os setores da nossa economia, varejo, comercial, terá outro link com o mercado”, comentou o prefeito.