Poderá ser conferida, até o dia 22 de junho, no Espaço GTO da Câmara Municipal de Divinópolis (rua São Paulo, 277, Centro), a exposição “Nossa história, sua memória: 50 anos Funedi”, que apresenta uma retrospectiva do cinquentenário da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi), atual Uemg Unidade Divinópolis.
A mostra foi produzida a partir do material de pesquisa levantado pelo Projeto de Organização e Digitalização do Acervo Histórico Institucional da Funedi, desenvolvido pela equipe do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho, da Uemg Unidade Divinópolis.
A exposição é composta de painéis que apresentam temas como biblioteca, campus, cultura estudantil, funcionários, jornais, revistas, teatro e Uemg, além de uma linha do tempo, na qual são enfocadas as principais datas em relação à história da instituição.
A história da Funedi remonta a 25 de outubro de 1964, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (FAFID). Criada pelo Governo do Estado de Minas Gerais através da Lei nº 3.503, de 4 de novembro de 1965, a instituição passou a denominar-se Funedi, e sua primeira aula inaugural ocorreu no dia 20 de março de 1965. Nestes 50 anos, a Funedi se destacou no âmbito da região do Centro-Oeste Mineiro, contribuindo para a formação acadêmica de profissionais das diversas áreas do conhecimento, sempre aliada ao ensino de qualidade, à pesquisa e à extensão.
A exposição foi apresentada, em abril, na Biblioteca da Uemg Unidade Divinópolis e durante as atividades da 13ª Semana Nacional de Museus, ocorrida na unidade entre os dias 18 e 24 de maio. No segundo semestre, a mostra percorrerá a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, e as unidades da Uemg em Abaeté e Cláudio.
A Câmara Municipal de Divinópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.