As técnicas de enfermagens das unidades de saúde de Divinópolis irão receber, retroativo a abril, o valor correspondente a 33% do salário delas. O montante corresponde às 2 horas de trabalho extra que elas fazem. Contratadas para trabalharem 6 horas elas fazem 8 horas diariamente. Entretanto, desde abril a extensão de carga horária estava suspensa.
O ato administrativo autorizando o pagamento das duas horas a mais de serviço diário foi publicado nesta quinta-feira (07) no diário oficial dos municípios mineiros. A extensão será paga de abril a outubro deste ano, conforme a publicação. As servidoras beneficiadas atuam nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Ao todo, 15 teriam direito.
Foram quase quatro meses cobrando a publicação do ato administrativo. Nesta terça-feira (05) elas estiveram na prefeitura para pressionar o secretário de Fazenda, Antonio Castelo. Ao PORTAL elas disseram que caso não houvesse a liberação do pagamento, iriam trabalhar apenas 6 horas ao dia e denunciariam o caso ao Ministério da Saúde.
“Fizemos o concurso para seis horas só que a lei prevê que sejam 8 horas nos PSFs. Estamos lutando por algo que é nosso de direito. Trabalhamos 8 horas e devemos receber por essas horas trabalhadas ou iremos parar o atendimento e as unidades ficarão desassistidas”, afirmou a técnica de enfermagem, Janua Coeli.
A previsão é de o pagamento ser normalizado até o quinto dia último de agosto já que a folha deste mês já foi fechada.