A falta d’água ainda assombra moradores de Itapecerica. O assunto voltou a ganhar as redes sociais nos últimos dias. O abastecimento ainda está normal, mas a previsão de pouca chuva para as próximas semanas tem colocado em risco a tradicional festa de carnaval na cidade.
De acordo com o secretário de cultura, Wellington Daniel Cruz a festa já está toda licitada e organizada para ser realizada. A única pendência é o comunicado oficial da Copasa se posicionando sobre o abastecimento. Caso haja novo risco de racionamento e desabastecimento, a festa não será realizada. O comunicado deverá ser emitido até esta quinta-feira (15).
Mas tudo ainda não passa de suposições. A falta de clareza da companhia tem deixado os moradores sem respostas. Apesar de muitos já falarem do risco de desabastecimento, a Copasa omite índices e apenas admite a queda de vazão e diz que está monitorando o ribeirão do Gama – manancial onde é captada a água que abastece a população.
“Apesar do registro da queda de vazão do córrego a Companhia informa que o abastecimento segue normalizado”, afirma.
A Companhia não informou índices e nem disse por quanto tempo mais é possível garantir o abastecimento caso não chova. A empresa ainda reiterou que dois poços artesianos foram perfurados em 2014 e, havendo necessidade, poderão entrar em operação.
Outras medidas para evitar o revezamento e transtorno de 2014 não foram informados. A Copasa ainda pediu que a população mantenhas as medidas de economia de água, evitando lavar calçadas e carros, por exemplo.