O prefeito Galileu Machado decretou luto oficial de três dias

Marcelo Lopes

Familiares, autoridades, profissionais da imprensa, amigos e moradores de Divinópolis comparecem neste domingo (28) ao velório de Maria de Lourdes Martins, ex-vice-prefeita de Divinópolis (entre 2001 e 2004) e mãe do deputado federal, Jaime Martins (PSD). Dona Maria morreu no início da noite deste sábado (27), em Belo Horizonte, aos 81 anos, vítima de um câncer no pâncreas.

Querida e reconhecida por sua atuação social na região centro-oeste de Minas, Dona Maria Martins, como sempre foi carinhosamente chamada, estava internada desde o final do ano passado no Hospital Felícia Roxo.

Velório

Com muita comoção, o velório teve início às 7 horas da manhã, tendo como local a Vila Vicentina, localizada no bairro Niterói, em Divinópolis. Por volta de 10h30 foi realizada uma missa no local com as pessoas presentes.

“Hoje é um dia de tristeza para toda Divinópolis. Não há um cantinho da cidade, nem um bairro, principalmente os mais carentes, que a Dona Maria não deixou a sua marca” diz o vereador Rodrigo Kaboja (PSD).

“É uma mãe exemplar, uma amiga difícil de se achar, então ela deixará grandes lembranças e grandes feitos. Talvez a maior benfeitoria social de Divinópolis”, completa.

O deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS) também lembra com apreço dos feitos de Dona Maria.

“Foi uma pessoa que nasceu para fazer a caridade, fazer o bem, e entregou isso através da política. A gente tem muito a agradecê-la em sua passagem e dizer que lá de cima que ela vai estar olhando por nós, por tanto que ela amava Divinópolis, Nova Serrana e toda a região onde viveu”.

Política

Galileu Machado (PMDB), atual prefeito de Divinópolis e que governou a cidade ao lado de Maria por quatro anos (2001-2004), lembra a eficiência de seu trabalho com a área social como vice-prefeita.

“Tive a satisfação de tê-la como companheira. Entreguei a ela toda a área e ela correspondeu a altura, atendendo a aqueles que realmente necessitavam do poder público”, explica.

Sobre o legado que a ex vice-prefeita deixou, Galileu crê que as próximas gerações sigam os passos realizados em sua carreira.

“Tomara que a juventude se inspire em Dona Maria para dar apoio e atenção aos que precisam”, completa.

Jaiminho Martins chegou ao velório às 11h10. Visivelmente emocionado, o deputado foi cumprimentado e amparado por quem estava presente. Martins lembra de sua mãe com carinho.

“Era uma mulher diferenciada. Viveu para ser a grande chefe da família, a matriarca, o grande exemplo. Só nós que convivemos com ela sabemos quantas pessoas ajudou desde a sua juventude. Sempre com a porta aberta, a mão estendida, ajudava os menos favorecidos. Foi uma grande perda de uma mulher que viveu uma vida exemplar”, diz.

Jaiminho também acredita que o trabalho de sua mãe pode levar os mais jovens a repetir seus feitos.

“Esse exemplo tão forte que ela deixou, tenho certeza que, será passado para as próximas gerações. Todos são comprometidos com a conduta que ela teve e com o exemplo que ela deixou para todos nós”, completa.

O sepultamento de Dona Maria será realizado às 16h no Cemitério do Centro. O prefeito Galileu Machado decretou luto oficial de três dias.

Sobre Dona Maria

Mulher de vasta cultura e empatia, jamais se desligou da família e dos amigos. Casada com o eterno Jaimão, o já falecido deputado estadual Jaime Martins do Espirito Santo, Maria de Lourdes Martins deixa 5 filhos, 14 netos e três bisnetos. Conhecida por seu bom gosto, elegância e desprendimento no fazer o bem a instituições e a quem precisa, foi a primeira vice-prefeita de Divinópolis. Dona de uma trajetória marcada por lutas e conquistas inspiradoras, engrandeceu não só sua família, mas todos os lugares onde esteve.

O antigo “Cercado do Pitangui”, atual cidade de Nova Serrana, sua terra natal, tem papel especial em sua trajetória. Elevou todas as cidades onde viveu e trabalhou, especialmente Divinópolis, onde seu pioneirismo e atuação sempre a colocaram em destaque.