O espetáculo anual do Fazendo Arte já foi definido. Neste ano a peça teatral fará homenagem ao cinema. Sétima Arte – A Invenção dos Sonhos é nome do espetáculo, que vai retratar no palco filmes consagrados como O Mágico de OZ, Fábrica de Chocolate e Cantado na Chuva. Também destaca as produções nacionais com Tropa de Elite, Central do Brasil e o Auto da Compadecida, além de homenagear o Centenário de Charles Chaplin.
De acordo com a diretora artística do espetáculo, Lene Pereira, a Invenção dos Sonhos é baseada na história do cinema apresentando uma interface do teatro musical.
“A peça teatral é a partir da visão de personagens que são alunos de teatro e cinema, como um passe de mágica eles mergulharão na mais fascinante das aventuras das duas vidas e descobrirão a magia do cinema; filmes, trilhas, artistas que marcaram época”, contou Lene Pereira.
A diretora revelou que o espetáculo tem dupla finalidade. “Primeira pretende homenagear o filme Mágico de OZ que completa neste ano 65 anos e o centenário de Charles Chaplin na tela cinematográfica. Em segundo lugar descobrir a invenção dos sonhos: histórias dos primeiros filmes, dos aparelhos para projetar imagens, das trilhas e efeitos sonoros, dos artistas e cineastas”, ressaltou Lene Pereira.
No espetáculo filmes consagrados pela crítica e sucesso de bilheteria como Fantástica Fábrica de Chocolate, Cantando na Chuva, Chicago, Titanic, Crease, Curtindo a Vida Adoidado e Transformes estão entre as homenagens.
O cinema nacional também ganha destaque como Central do Brasil, Lisbela e o Prisioneiro, Tropa de Elite, Auto da Compadecida, além da produção animada Rio, fazem parte da homenagem.
O projeto atende 1,7 mil crianças em 16 escolas do município com oficinas de hip-hop, danças folclóricas, jazz, balé, violão, viola, flauta, teatro, teatro musical, contação de história, canto e percussão e artes plásticas.