Normas e restrições serão estabelecidas pela Vigilância Sanitária e servirão de modelo para as demais feiras livres

O prefeito de Divinópolis Galileu Machado (MDB) se reuniu com representantes da agricultura familiar em Divinópolis, nesta quinta-feira (16), para definir os protocolos de retomada das feiras livres. 
  
Durante o encontro, o prefeito destacou a necessidade de se obedecer todos os cuidados no enfrentamento da Covid-19. Para isso, serão estabelecidas normas da Vigilância Sanitária, principalmente em relação a instalação de pias para que feirantes e compradores possam lavar as mãos. 
 
De acordo com Galileu Machado, a retomada será feita inicialmente pelo Bairro Esplanada, a partir do sábado, dia 25. A proposta é de que no próximo sábado, os feirantes continuem atendendo no sistema drive-thru.
 
O Secretário de Saúde, Amarildo Sousa, destacou que se trata de um momento de transição e que é fundamental a observação de critérios de distanciamento entre as pessoas e o uso de mascaras.  
 
Entre os feirantes já ficou ajustado a distância mínima de 3 metros entre cada barraca. 
 
A recomendação do secretário de Agricultura, Gustavo Mendes, é de que a feira do Esplanada seja um piloto para as demais feiras de Divinópolis. Somente a partir de todos os ajustes, é que a abertura das demais feiras será analisada. Além do Esplanada, há feiras nos bairros Niterói, Interlagos, Serra Verde, Icaraí, Planalto e Porto Velho, além da feirinha na Praça do Santuário e no Lago das Roseiras. 
  
Também participaram da reunião a Secretária de Meio Ambiente, Flávia D’Alessandro; a Superintendente de Assuntos Comunitários, Patrícia Coelho; o líder do Executivo na Câmara Municipal, Vereador Eduardo Print Júnior; e a Gerente da Vigilância Sanitária, Érika Camargo Ferreira. 
  
Até a retomada das atividades, no dia 25, serão agendadas novas reuniões entre técnicos de saúde e representantes dos feirantes.