A Prefeitura de Divinópolis abriu oficialmente neste domingo (23) a Feira Livre do Bairro Planalto. A proposta criada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), implantou 14 barraquinhas na Praça Padre Marinho Rocha incentivando a agricultura familiar e o artesanato. Feirantes e moradores da região comemoram a implantação da feira no espaço.

Em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e outras instituições públicas e privadas, a Emater desenvolveu ações com o objetivo de fortalecer e qualificar a inserção dos agricultores familiares neste canal de comercialização. Nas barracas padronizadas frutas, verduras, frango, doces, pastel, ovos caipiras, artesanato e doces eram oferecidas.  

A feirante, Katrine Ferreira, da comunidade do Choro, vendia frangos na porta da igreja do bairro. Agora, com o espaço na feira projeta vender mais.

Artesanatos, calçados também são vendidos (Foto: Divulgação/PMD)

Artesanatos, calçados também são vendidos (Foto: Divulgação/PMD)

“Foi muito importante esse espaço. Estamos animados e esperamos vender mais com as barracas”, destacou.

A artesã do bairro Planalto, Maria Inêz, está empolgada com a chance de aumentar as vendas de bolsas, mochilas e sacolas.

“Antes eu vendia somente em casa, agora tenho espaço adequado para expor meus produtos e mostrar para os clientes”, comentou.

O prefeito Vladimir ressaltou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e ainda oferecer um espaço interação entres os moradores do Planalto.

“É um novo espaço de confraternização do bairro nos domingos pela manhã. É um aumento de renda para o próprio bairro com as senhoras fazendo biscoitos e artesanato e os agricultores trazendo seus produtos. É uma química forte para ocupação da praça pelas famílias a feira e a academia que inauguramos hoje”, destacou.