(Foto: DestakNews)

Diego Henrique 

A crise passa longe quando o assunto é o Festival de Inverno de Itapecerica. Na sua 22ª edição, o festival movimenta cada vez mais a economia da pacata cidade que tem pouco mais de 21 mil habitantes. Neste ano, a cidade foi presenteada com duas semanas de atrações culturais, entre elas, os shows mais aguardados com as bandas Jota Quest e Paralamas do Sucesso.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Segundo o secretário de cultura, Wellington Cruz, além de o festival ser cultural, os grandes shows atraem turistas que movimentam e muito a economia do município.

“A partir desta sexta-feira (29) o festival se transforma e passa a ser um festival turístico, com hotelaria já lotada, restaurantes e rede de transporte. O evento movimenta a cidade, principalmente em um ano de crise. Unindo o Festival de Gastronomia que aconteceu há um mês atrás com o Festival de Inverno, teremos valores que irão ajudar e muito na economia,” disse o secretário.

A rede de hotelaria já está praticamente lotada. De acordo com a funcionária de um hotel que fica no centro da cidade, Julia Mesquita, nos últimos dias quase 30 clientes foram dispensados devido à superlotação.

“Nós trabalhamos com reseva com dois meses de antecedência. O hotel hoje disponibiliza 33 quartos e todos eles já foram ocupados,” contou a funcionária.

O Coretos Bar espera triplicar as vendas durante o festival (Foto: Wellington Vieira/DestakNews)

O Coretos Bar espera triplicar as vendas durante o festival (Foto: Wellington Vieira/DestakNews)

Bares e restaurantes também se preparam para receber o grande número de turistas. Um restaurante que funciona no centro, em frente a prefeitura onde a maioria dos shows são realizados, e servem shopp, almoço, pratos e cerca de 30 tipos de porções diferentes, o proprietário Genildo Dionisio precisa dobrar a quantidade de funcionários para conseguir atender a demanda.

“No dia a dia, trabalhamos eu, minha esposa e mais três funcionários, mas durante a festa nós contratamos mais cinco pessoas. Em eventos como esse, o movimento no comércio triplica,” explicou o proprietário.

O restaurante funciona praticamente 24h por dia durante os 15 dias do evento, o que trás alívio para Genildo Dionisio, que tem sentido na pele os reflexos da crise.

“Nos últimos dias o comércio tem caído muito, o que dificulta o nosso trabalho, mas com a festa, o comércio se movimenta e nos dá esperança de dias melhores,” desabafou.

Programação

Nesta sexta-feira (29) a banda Jota Quest sobe ao palco a partir das 23h30. O show será na Praça da Matriz. No sábado (30), o grupo “Galpão apresenta o espetáculo “Os Gigantes da montanha”. A apresentação será às 21h na Praça Alexandre Szundy.

Também no sábado (29), haverá show com a banda Paralamas do Sucesso.  O grupo se apresenta às 23h30 na Praça Matriz de São Bento. A programação se encerra no domingo (31) com o show de Goldem Boys, às 22h, também na Praça Matriz de São Bento. A programação é gratuita.