Espetáculos circenses, artistas nacionais e internacionais, intervenções e oficinas fazem parte da programação dos dias 19 e 20 de outubro
A 22ª edição do Festival Mundial de Circo — o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina, realizado desde 2001 em Belo Horizonte — chega à Divinópolis e Carmo do Cajuru neste final de semana.
O evento começa sua circulação pelo interior de Minas Gerais com o patrocínio da Cemig, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Ele passará por seis cidades mineiras: Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Caxambu, bem como Pouso Alegre, levando ao público espetáculos inéditos, artistas nacionais e internacionais, além de intervenções, oficinas e vivências circenses.
Carmo do Cajuru recebe o festival no dia 19 de outubro, e Divinópolis, no dia 20. A programação completa e gratuita está disponível no site www.festivalmundialdecirco.com.br e no Instagram @festivalmundialdecirco.
- Solenidade formaliza promoção de militares à nova patente de 3º Sargento em Bom Despacho
- Foragido da Justiça é preso dentro de casa com drogas
- Homem paga R$ 10 e agride morador de rua com cinto em Itaúna
- Homem é morto com tiro na cabeça em Itaúna
- Bairros de Nova Serrana podem ficar sem água nesta quinta (21/11)
Festival Mundial de Circo
O Festival Mundial de Circo reúne artistas nacionais e internacionais desde 2001, em uma grande estrutura montada em Belo Horizonte, que coloca o circo no centro do picadeiro. Assim, permitindo que o público e os artistas vivenciem intensamente a arte circense.
São mais de 1.000 apresentações de 540 grupos e artistas de 39 países e de várias cidades do Brasil. O evento já percorreu diversas cidades do interior de Minas Gerais. Além disso, também passou pelo Rio de Janeiro e Recife.
De acordo com Fernanda Vidigal, idealizadora e coordenadora do Festival, o principal objetivo é fomentar e valorizar a arte circense, que é universal e um direito de todos.
“Ao longo das 22 edições, o Festival Mundial de Circo foi realizado em diversos formatos, locais e cidades, sempre com a missão de promover e democratizar a arte circense, além de formar plateias para o circo nacional. O Festival já circulou por inúmeros municípios do interior de Minas Gerais, mas a circulação foi interrompida durante a pandemia. Agora, é hora de retomar e levar a alegria e a cultura do circo para os quatro cantos do estado”, afirmou Fernanda.
Carmo do Cajuru
A cidade de Carmo do Cajuru recebe o 22º Festival Mundial de Circo no dia 19 de outubro, sábado, na Praça da Prefeitura. A programação começa às 10h, com a Oficina Bolhaterapia, ministrada por Raphael Xavier, que ensina crianças e adultos a fazerem bolhas de sabão gigantes.
No mesmo horário, ocorre a Oficina Vivência Circense com o grupo Uai Circo, assim, proporcionando ao público a oportunidade de experimentar técnicas circenses, como malabares, equilíbrio e acrobacia.
O “gran finale” em Carmo do Cajuru será o “Nosso Grande Espetáculo” com a Adorável Companhia, do Rio de Janeiro, às 12h. Com comicidade, música ao vivo, acrobacia, dança, assim como paródia, o espetáculo promete encantar espectadores de todas as idades, conduzindo o público a uma experiência única com o universo circense.
Divinópolis
Em Divinópolis, o 22º Festival Mundial de Circo será no dia 20 de outubro, domingo, na Praça Dom Cristiano (Praça da Catedral). Às 10h, será apresentado “Nosso Grande Espetáculo” pela Adorável Companhia (RJ).
Os divinopolitanos poderão participar da Oficina Vivência Circense, realizada pelo grupo Uai Circo, às 11h, e da Oficina Bolhaterapia, com Raphael Xavier, às 13h. Além disso, Divinópolis também recebe o “Espetáculo de Variedades” às 15h, apresentando números curtos de artistas que exploram diversas técnicas circenses, como malabarismo, trapézio, equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo e palhaçaria. O diretor espanhol Cisco Aznar foi convidado para transformar essas apresentações em um grande espetáculo.
Sobre o Festival Mundial de Circo
O Festival Mundial de Circo é o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina. Realizado em Belo Horizonte desde 2001, o evento busca, então, valorizar e democratizar a arte circense brasileira, formar plateia para o circo nacional, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Brasil.
Em 22 edições, houve 1.090 apresentações de 540 grupos e artistas de 39 países e de diversas partes do Brasil. Conforme a organização, o evento já contou com a participação de grupos renomados como o Cirque du Soleil e o Ringling Bros.
Seu diferencial, ainda de acordo com a organização, está na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, o que torna o festival um evento plural que atinge todas as idades e classes sociais. O festival já ocupou ruas, praças, parques, teatros, espaços urbanos, comunidades rurais e lonas de circo.
Programação do Festival Mundial do Circo
Carmo do Cajuru
- Local: Praça da Prefeitura
- Data: 19 de outubro, sábado
- 10h às 12h: Oficina Bolhaterapia e Oficina Vivência Circense
- 12h: “Nosso Grande Espetáculo” com a Adorável Companhia (RJ)
- Classificação: livre | Duração: 60 minutos
Em Divinópolis
- Local: Praça Dom Cristiano
- Data: 20 de outubro, domingo
- 10h: “Nosso Grande Espetáculo” com a Adorável Companhia (RJ)
- Classificação: livre | Duração: 60 minutos
- 11h às 13h: Oficina Vivência Circense com Uai Circo
- 13h às 15h: Oficina Bolhaterapia
- 15h: Espetáculo de Variedades – diversos artistas circenses
- Classificação: livre | Duração: 40 minutos