Entre os dias 17 e 27 de julho a arte vai tomar conta da cidade com a realização do Festival Nacional de Teatro de Itaúna. A maior mostra de artes cênicas da região Centro-Oeste chega à sexta edição com uma extensa programação e vai contar com participações de renomados grupos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Serão 15 espetáculos apresentados em palcos, ruas e praças do município, além de exposição que vai relembrar a carreira da atriz itaunense Ilma Nogueira, que por mais de uma década deu vida à inesquecível personagem Emengarda.
Idealizado e dirigido pelo produtor cultural Charles Telles, o Festival Nacional de Teatro de Itaúna já faz parte do calendário cultural da cidade e a exemplo das edições anteriores, será levado também a Itatiaiuçu. O diretor-geral, Charles Telles, ressalta que a crença no poder transformador que a arte tem sobre as pessoas é a principal motivação para a realização do evento, principalmente diante das dificuldades enfrentadas nos últimos anos em virtude da situação econômica do país, que culminou em momentos desfavoráveis para a captação dos recursos financeiros junto às empresas.
“Enfrentamos barreiras, mas não desistimos e conseguimos chegar a mais uma edição preparada com muito esforço e carinho. Queremos ampliar o acesso da comunidade às artes cênicas e garantir ao público, seja nas salas de espetáculos, ruas ou praças, a oportunidade de assistir às produções de qualidade, muitas vezes restritas aos grandes centros. Essa é uma de nossas grandes alegrias: ter conseguido por meio dessa importante mostra colocar o município no circuito cultural do Estado”, comemora Charles Telles. O 6º Festival Nacional de Teatro de Itaúna é aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo patrocinado pela Usiminas. Para todos os espetáculos em locais fechados os ingressos terão preços populares.
A exposição
Entre os dias 21 e 30 de julho, uma exposição vai lembrar na galeria do Espaço Cultural vai lembrar a carreira da atriz itaunense Ilma Nogueira, falecida em junho do ano passado, aos 56 anos. A mostra será composta por figurinos, objetos e fotografias que fizeram parte da trajetória da artista, que, reconhecida na cidade e região pela eterna Emengarda, é a grande homenageada desta edição do Festival Nacional de Teatro de Itaúna.
Os espetáculos:
Na comédia de Edgar, Alan põe o bico – Companhia P´atuá
Como a gente gosta – Grupo Maria Cutia
Aldebaran – Grupo Oficina Multimédia
Mas que história é essa? – Grupo Real Fantasia
O pequeno grande encontro – Companhia Circunstância Circo-Teatro
Parada do trem – Grupo Teatro Olho Nu
180 dias de inverno – Companhia Afeta
Mãe é mãe – Descarga Companhia de Comédia
A primeira dama da Costa Bela – Universidade Federal do Rio de Janeiro
La vie en rose – Companhia Casa Amarela
A mulher – Trupe Descoco
Pavão misterioso – Grupo Teatro Circular
#140 ou vão – Companhia Afeta
As rosas no Jardim de Zula – Zula Companhia de Teatro
O espetáculo não pode parar – Quintal do Circo